Museu de Arte - mostra "Mosaico" de artistas - funcionários do ICESP


11/12/2012 14:00 | Emanuel von Lauenstein Massarani

Compartilhar:

Obras da mostra "Mosaico" de artistas - funcionários do ICESP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2012/fg120054.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obras da mostra  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2012/fg120055.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Espaço Candido Portinari hospeda a mostra "Mosaico" de artistas - funcionários do ICESP





Através da sensibilização artística e uma política de humanização diversos funcionários do ICESP " Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, da Secretaria do Estado da Saúde, estão participando desde segunda-feira no Espaço Cultural Candido Portinari (Mezanino Ibirapuera) da exposição "Mosaico" com uma série de obras por eles executadas sob a coordenação.



Pela primeira vez, os novos 15 artistas que mostraram suas obras em outras entidades ligadas à saúde, estão expondo na Assembleia Legislativa até o próximo dia 20 de dezembro. O grupo é coordenado pela artista plástica Enice Fava de Moraes.



Segundo a Dra. Marisa Fernandes da Silva Spinardi, Gestora da Divisão de Saúde da ALESP: "O ICESP " Instituto do Câncer do Estado de São Paulo tem em sua Política de Humanização a oferta de programas culturais, educacionais e de saúde para seus colaboradores, permitindo o acesso aos bens culturais, possibilitando contato com elementos da imaginação e sensorialidade, tópicos intimamente ligados ao ser criativo e suas emoções."



A ação Sensibilização Artística trata-se de uma oficina de artes ministrada por uma artista plástica voluntária no caso a professora Fava de Moraes, com aulas de 01 hora por semana no período de trabalho, nas dependências do Espaço de Convivência do Colaborador do ICESP.



"O intuito dessa ação " completou a Dra. Spinardi - é possibilitar o exercício do olhar, ampliando a compreensão do mundo, além de permitir que os participantes entendam o papel da arte no ambiente hospitalar com vista a resgatar o bem estar físico, emocional e cognitivo, possibilitando qualidade de vida do colaborador."



Segundo explicaram os artistas participantes da exposição, a metodologia adotada, parte da apreciação de obras, conhecimento da história da arte e o fazer artístico. Essa ação é divulgada, em principio, internamente, onde são oferecidas vagas para os módulos com diferentes temáticas. Com o amadurecimento dessas atividades, consegue-se realizar vários trabalhos, que são constantemente expostos, valorizando a produção dos colaboradores e disseminando essa boa prática.



Os artistas



Participam da exposição Mosaico no Espaço Candido Portinari, os seguintes artistas:Eraldo Cabrera, Elliziane Oliveira, Fernando Librelon, Jocastra Hanna, Glauber Brito, Patrciai Novaes, Laís Magalhães, Cristiano Rodrigues, Miriam Delarmina, Jaqueline Munhoz, Elaine Mendes, Viviane Andrade, Alessandra Cofani, Fernando Abreu e Raquel Freitas.

alesp