Equipamentos de segurança para motociclistas poderão ter incentivos fiscais
Projeto de Lei 727/2012, apresentado por Geraldo Cruz (PT), autoriza o Poder Executivo a conceder isenção de Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), sobre a aquisição de equipamentos destinados à segurança de condutores e passageiros de motocicletas, como coletes e jaquetas infláveis tipo airbag, antena contra linhas de cerol, capacetes etc.
O projeto também institui desconto anual do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de motocicletas equipadas com freio do tipo ABS (40% para motocicletas de até 500 cilindradas e 5% para motocicletas acima de 500 cilindradas).
Segundo Geraldo Cruz, estudo feito no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo mostrou que, no hospital, o nível dos traumas dos pacientes que sofreram acidentes graves aumentou em 20% e ainda que, de 2006 a 2011, os acidentes com motociclista é o único que cresce em São Paulo. Motociclistas são 70% das vítimas de acidentes de trânsito atendidos no Hospital das Clínicas.
O deputado explicou que recente seminário sobre segurança veicular apontou que, caso todas as motocicletas já estivessem equipadas com freios ABS, 6 mil mortes poderiam ser evitadas até 2021.
Geraldo Cruz explicou que coletes tipo airbag também ajudam a evitar mortes. "Trata-se de um instrumento com características semelhantes às do airbag utilizado em automóveis, que pode reduzir em até 75% a ocorrência de lesões e fraturas nos acidentes".
Notícias mais lidas
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Aposentados e pensionistas defendem restituição dos valores previdenciários descontados
- Língua geral paulista: antes do português, São Paulo tinha sua própria forma de comunicação
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Nota de pesar - Antonio Salim Curiati
- Deputado aciona MP contra exposição no MASP e pede apuração de possível ofensa religiosa
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações