Comissão de Finanças inicia discussão para deliberação do orçamento 2013
Clique para ver a imagem " alt="Luiz Claudio Marcolino: "emendas da própria Comissão de Orçamento não foram contempladas" Clique para ver a imagem ">
Na manhã desta terça-feira, 18/12, a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, presidida pelo deputado Mauro Bragato (PSDB) realizou uma discussão inicial sobre o voto do relator, deputado Cauê Macris (PSDB), ao PL 589/12, que orça a receita e fixa a despesa do Estado para o exercício de 2013.
O relator fez, inicialmente, uma breve apresentação de seu relatório. Em seguida, a discussão girou em torno do montante do orçamento remanejado pelo relatório que é, segundo a oposição, irrisório. O deputado Ênio Tatto (PT) afirmou que considera o relatório "conservador" e "medroso". "Estamos deixando de cumprir nosso papel de parlamentares", opinou.
Luiz Claudio Marcolino (PT) criticou o fato de que emendas da própria Comissão de Orçamento não foram contempladas, o que, segundo ele, poderia ser feito sem prejuízo da estrutura do orçamento. "Queremos construir um modelo de orçamento mais transparente", declarou.
Para a deputada Regina Gonçalves (PV), o relatório desvaloriza a atuação do parlamento, podendo abalar sua credibilidade. "Há um exagero de conservadorismo", ressaltou.
O deputado Fernando Capez (PSDB) cumprimentou o relator pelo árduo trabalho apresentado e afirmou que, embora considere pertinente o argumento de que há pouca possibilidade de remanejamento no orçamento por parte da Assembleia Legislativa, este problema não é deste relatório, mas se trata de um problema "sistêmico". Ainda assim, alegou que já houve avanços significativos neste quesito.
Participaram da reunião, além dos deputados já citados, os deputados Vitor Sapienza (PPS), Carlos Cezar (PSB), Estevam Galvão (DEM) e Vanessa Damo (PMDB).
As discussões devem continuar em reunião agendada para as 14h desta terça-feira, 18/12.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Alesp homenageia professor Élcio Vieira e padre Rodrigo Natal com Colar de Honra ao Mérito
- Demissão de professores e salário de policiais pautam Sessão Ordinária da Alesp; assista
- Comissão de Infraestrutura aprova nome de novo diretor-presidente da Arsesp
- Audiência na Alesp se coloca contra projeto de Reforma Administrativa da Educação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações