Fabricante da vacina contra o HPV visita deputada


02/01/2013 10:08 | Da assessoria da deputada Ana Perugini

Compartilhar:

Perugini (à dir.) recebe representante do  laboratório MSD <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2013/fg120546.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ana Perugini (PT) recebeu, em 14 de dezembro último, uma visita da coordenadora de Assuntos Corporativos da Merck Sharp & Dohme Farmacêutica (MSD), Kelly Aguilar, para tratar das iniciativas na área de saúde da mulher, vacina quadrivalente contra o câncer do colo do útero, e atualização dos projetos e parcerias estabelecidos com o governo e com a sociedade.

A coordenadora apresentou à deputada as experiências que o laboratório tem em quatro municípios em que vacinam as crianças. Barretos e Taboão da Serra, em São Paulo; São Francisco do Conde, na Bahia e Conde, no Rio de Janeiro. Em todos os casos o MSD tem parceria com as prefeituras.

Durante a conversa sobre a vacina contra o HPV (papilomavírus humano), Kelly falou sobre a barreira encontrada em relação a médicos quando se trata do assunto. Muitos sabem da importância da vacina, mas uma boa parte deles é contra, afirmam que somente com a realização do exame Papanicolau o problema é resolvido. "A realidade em que o acesso ao exame Papanicolau é fácil, como nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, é diferente de lugares onde não há nem médicos para fazer o exame. A vacina é o mais indicado para essas populações", ressalta Kelly.

Perugini falou da importância do trabalho realizado pelo laboratório e da necessidade de o Estado oferecer a vacina na rede pública. A deputada tem um projeto que obriga o Estado a oferecer a vacina contra o HPV gratuitamente, para meninas de 13 a 23 anos, na rede pública de saúde.

aperugini@al.sp.gov.br

alesp