Antonio de Souza Ramalho assume como efetivo pelo PSDB

Biografia dos novos parlamentares
03/01/2013 18:29 | Da Redação

Compartilhar:

Antonio de Souza Ramalho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2013/fg120584.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Antonio de Souza Ramalho (PSDB), mais conhecido como Ramalho da Construção, é paraibano, nascido em 1949. Veio para São Paulo em 1968, seu primeiro emprego foi como servente de obra. Realizou diversos cursos para se especializar, ingressando logo após na Universidade de Mogi das Cruzes, no curso de Engenharia Civil, porém, por motivos financeiros, teve que encerrar o curso antes de concluí-lo.

Em 1990 ele ingressa no sindicato, e, quatro anos depois, comanda a maior paralisação do setor da construção civil. A greve vitoriosa obteve aumento de 5% no salário da categoria.

Em 1998, fez uma chapa para participar das eleições sindicais, foi eleito e realizou inúmeras mudanças na área. Devido a suas lutas, ganhou o título de Cidadão Paulistano da Câmara Municipal de São Paulo, homenagem de iniciativa do vereador Cláudio Prado, além de ter recebido vários prêmios. Em 2006 se candidatou pelo PSDB a deputado estadual e obteve 33 mil votos. Já em 2010, com 63 mil votos, tornou-se terceiro suplente da coligação PSDB/DEM. Com a renúncia de Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), Gil Arantes (DEM) e Geraldo Vinholi (PSDB), que assumiram as prefeituras de Santos, Barueri e Catanduva, torna-se titular de uma cadeira no Legislativo paulista.

Antonio de Souza Ramalho tem notoriedade no partido, sendo membro da Comissão Executiva de São Paulo, secretário nacional de relações sindicais do partido e presidente do Núcleo Sindical Nacional do PSDB.

alesp