Ecotelhados podem ser implantados nos terraços dos edifícios


16/01/2013 20:14 | Da Redação: Juliana Fonseca

Compartilhar:

Ecotelhados <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2013/fg120759.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O atual Prefeito de Marília, Vinicius Camarinha (PSB), ex-deputado estadual, antes de renunciar ao cargo, teve aprovado com emenda na Assembleia Legislativa, no dia 19/12, o Projeto de Lei 607/2010, que visa à criação do Programa Telhado Verde a ser implantado pela Secretária do Meio Ambiente.

De acordo com a proposição, esse projeto servirá para criar coberturas amplas de vegetação implantadas sobre lajes impermeabilizadas, com sistema de drenagem que proporcionam melhorias paisagísticas, termoacústicas, redução da poluição ambiental e das ilhas de calor nos espaços urbanos. Esse projeto aguarda redação final que será elaborada pala Comissão de Constituição Justiça e Redação, para que seja encaminhado para sanção do governador Geraldo Alckmin.

O parlamentar afirma que atualmente a principal preocupação é a preservação do meio ambiente, devido a liberação de gases ocasionando assim o efeito estufa. Cita em sua justificativa que esse projeto já esta sendo realizado em diversos países como Estados Unidos, Canadá, Itália, França, Inglaterra, Áustria, Alemanha, Japão, Suíça entre outros.

"É de extrema importância, pois além de absorver o calor, permitirá aos moradores ou frequentadores das edificações com ecotelhados, consumir alimentos orgânicos que não dependerão de combustíveis não-renováveis em seu transporte até o consumidor", discorre Camarinha. O projeto aguarda redação final da Comissão de Constituição, Justiça e Redação para que seja enviado ao governador, para sanção.

alesp