Parabéns, São Paulo!

Têm início amanhã as festividades de aniversário da maior cidade da América Latina
23/01/2013 16:49 | Da redação - foto José Antonio Teixeira

Compartilhar:

 


A programação cultural em homenagem aos 459 anos de São Paulo será intensa e diversificada. Em alguns locais, as comemorações terão início no dia 24/1. Uma das apresentações mais esperadas são as que acontecerão no palco montado no Vale do Anhangabaú, que terá as apresentações de quatro gerações que cantam São Paulo, com Rita Lee, Zélia Duncan, Arnaldo Antunes e Criolo, e Emicida, a partir das 15h.



Eventos oficiais



Entre os eventos oficiais está a tradicional missa na Catedral da Sé, com a presença de autoridades da cidade, que será celebrada pelo cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, a partir das 9h. Em seguida, acontece o concerto de música erudita O Diário de Anne Frank, cantata do compositor italiano Leopoldo Gamberini, conduzida pelo maestro Martinho Lutero Galati. A Fonte do Ibirapuera ganhará projeções especiais na água, embaladas por canções de Luiz Gonzaga, Adoniran Barbosa, Rita Lee, Marina Lima e outros artistas que se inspiraram na metrópole para compor suas músicas.

Diversos museus terão programação gratuita, como o Museu Afro Brasil, que apresenta a mostra Iconografia Paulistana e o Museu da Língua Portuguesa, que traz um cortejo musical na Estação da Luz, que contará com a leitura de poemas e ainda oficina de fotografia pinhole (máquina fotográfica sem lente). Para as crianças, o Museu do Futebol oferece oficinas de origamis, desenhos e pinturas.



Parques e teatros



O Cultura Livre SP apresenta no Parque Vila Lobos a big band Trupe do Chá de Boldo e Anelis Assumpção, Thiago Pethit e Léo Cavalcante, Simoninha, Ully Costa, Rael e Bixiga 70, e no Parque Ecológico do Tietê, a banda Del Rey e a convidada Wanderleia cantarão sucessos de Roberto Carlos.

O quarteto Trovadores Urbanos farão uma Serenata para São Paulo, no Auditório Simón Bolivar do Memorial da América Latina.

Para os apreciadores da música clássica, o Theatro São Pedro terá shows gratuitos da Jazz Sinfônica, Banda Sinfônina e da Othersp.

No Museu da Casa Brasileira acontecerá o Projeto Coisa Fina, com músicas de Laércio de Freitas, Moacir Santos e Theo de Barros.



Conexão Cultural São Paulo



A 3ª edição do evento reunirá exposições, arte urbana ao vivo, música e gastronomia. Ainda acontecerá o Festival de Clipes e Bandas. As apresentações terão início às 13h. O MIS fica na avenida Europa, 158.

Mais informações no site www.conexaocultural.org



Jornada Fotográfica



A primeira edição de 2013 do projeto Jornada Fotográfica será realizada das 18h do dia 24 às 18h do dia 25. O ponto de encontro será no Telecentro Olido - Cibernarium. O participante deve levar carteira de identidade (RG) para ter acesso ao telecentro e, se possível, o leitor de cartão para descarregar as fotos.

As inscrições devem ser feitas até o dia 22/1, pelo telefone 3105-2030.

A Galeria Olido fica na avenida São João, 473.



Poesias



A Casa das Rosas (Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura), instituição da Secretaria de Cultura, realiza a 9ª edição do Sampoemas. A abertura será às 14h, com a apresentação de uma palestra de Neuza Ribeiro, ilustrada por imagens da cidade que vão desde o século 16 até o século 21. Após as 16h, Letícia Tomazella e Marcos Reis apresentarão a peça Simples Cidade, que mostra os desencontros de uma cidade cheia de pessoas.

Encerrando a programação, às 18h, acontecerá mais uma edição do sarau Saraokê, com os músicos Marcelo Ferretti, Elias Benedetti, Vinicius Pereira. A atividade permite ao público recitar poemas com um fundo musical criado na hora pelos músicos. A Casa das Rosas fica na avenida Paulista, 37.

Mais informações no blog www.casadasrosas-sp.blogspot.com



Bolhas de sabão



Em parceria com o Museu da Língua Portuguesa, a CPTM vai colorir a Estação da Luz com bolhas de sabão. Outras atrações como música e leitura de poesias também abordarão a memória e a identidade paulistanas. As apresentações serão às 13h e às 14h, nos dois dias, com meia hora de duração cada.



World Bike Tour



Em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura de São Paulo e o Projeto Vida Corrida realizam a 5ª edição do World Bike Tour São Paulo. Os participantes percorrerão cerca de 10 quilômetros por um itinerário com partida na Ponte Octávio Frias de Oliveira (ponte estaiada), seguindo pela Marginal Pinheiros, Praça Arcipreste Anselmo de Oliveira, Ponte Cidade Universitária, Rua Alvarenga, Avenida Afrânio Peixoto, terminando com a chegada instalada na Rua Professor Mello Morais, Junto à Portaria 14, velódromo na USP. Maiores informações no sitewww.worldbiketour.net .



Mercadão



No dia 25, o Mercado Municipal de São Paulo completa 80 anos e as comemorações terão início no dia anterior, às 21h. Até o dia 31, os visitantes podem conferir a exposição do fotógrafo Antonio Aguillar, com imagens antigas da cidade e do próprio Mercado Municipal.

O Mercadão fica na rua da Cantareira, 306, próximo ao Parque Dom Pedro.



Protesto



Dia 25 o Vale do Anhangabaú será palco de um protesto diferente. O movimento ExisteAmorSP está organizando um Memorial dos Sapatos em memória das mais de 2 mil pessoas assassinadas nas periferias da cidade em 2012. A ideia é que todos possam participar doando um par de sapatos que serão doados após a exposição. Os interessados devem comparecer ao local do evento no dia 25 levando os calçados ou simplesmente entrega-los na DBB Brasil, que fica na rua Fidalga, 308-A, Vila Madalena.



Quitutes



A terceira edição do Chefs na Rua será no Viaduto do Chá, no centro, das 14h às 22h do dia 25. Dezesseis chefs estrelados deixam a operação cotidiana de seus restaurantes para servir quitutes em uma feira gastronômica na comemoração de 459 anos de São Paulo. Os pratos vão custar entre R$ 5 e R$ 15.

Voltar
alesp

Av. Pedro Alvares Cabral, 201 São Paulo · CEP 04097-900 · PABX 3886-6000