Deputados acompanham entrega de novos trens em Osasco

Medida dá início à renovação da infraestrutura da CPTM
24/01/2013 18:22 | Da Redação: Vera Boldrini - Foto: Reinaldo Vaz

Compartilhar:

Celso Giglio e Geraldo Alckmin na entrega dos novos trens da Linha 8-Diamante da CPTM em Osasco.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2013/fg120880.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Giglio e Alckmin em novo trem da CPTM.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2013/fg120881.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Caramez, Geraldo Alckmin(ao Microfone) e Celso Giglio durante coletiva à imprensa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2013/fg120882.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governador de São Paulo deu início, nesta quinta-feira, 24/1, às obras do Complexo de Manutenção Presidente Altino 2 da CPTM, em Osasco, destinado à manutenção da frota de trens, que vem sendo renovada e ampliada. O novo programa de obras visa a modernização e recapacitação do sistema ferroviário e das estações, com investimento em torno de R$ 165 milhões. No mesmo ato, Alckmin entregou novos trens à cidade.

Acompanhado pe­lo presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Celso Giglio (PSDB) e o também deputado João Caramez (PSDB), Alckmin inspecionou as novas instalações e os novos veículos de alta precisão. Estes foram adquiridos para completar a frota da companhia e haverá a entrega de mais oito trens da PPP vencida pela CAF para o fornecimento de 36 trens para a Linha 8-Diamante. Com a nova entrega, totalizam 30 trens. Os demais serão entregues ao longo deste ano.

Para Celso Giglio a entrega dos novos trens é muito importante. "Uma das reivindicações da população era a extensão do metrô de superfície. Mas a região estará muito bem servida com esse incremento e a reformulação da frota da CPTM. São trens novos, bonitos e extremamente modernos, que proporcionarão grande comodidade e um bom atendimento a todos. É o que a população merece!", completou.



Ampliação da frota



Na área da expansão do metrô, o governador informou que há várias obras em curso, além de novas licitações a serem brevemente anunciadas. Este novo empreendimento faz parte de um programa de modernização da CPTM, que destina-se à manutenção da frota ferroviária.

O complexo é composto por 30 mil m² de edificações, área equivalente a quatro campos de futebol. O galpão principal terá 15,5 mil m² e capacidade para serviços em seis trens compostos de quatro carros cada, simultaneamente. Em outra área de 5.700 metros quadrados serão feitas pintura e lavagem de componentes e peças utilizadas nos trens, além da manutenção de motores elétricos. O composto todo ainda abrigará oficina de revisão geral e reforma de trens; laboratório eletrônico; área para armazenamento de materiais e resíduos industriais, além de área de suporte para empregados (vestiários, refeitório e sanitários).

O processo de licitação foi concluído e as empresas contratadas por meio de consórcio são: Trail, Tiisa e Cosbem, que deverão construir e fornecer todos os equipamentos necessários.

alesp