Estadualização da Santa Casa de Franca


31/01/2013 10:15 | Da assessoria do deputado Roberto Engler

Compartilhar:

Roberto Engler e Giovanni Guido Cerri<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2013/fg120956.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Santa Casa de Franca deve passar a ser administrada pelo governo do Estado. Esta foi a previsão feita pelo secretário estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri, a Roberto Engler (PSDB), no dia 29/1, em São Paulo.

O secretário revelou a Engler que estadualizar a santa casa é prioridade para sanear o sistema de saúde da região. Confirmou ainda que assumir a santa casa seria mais vantajoso do que construir uma nova unidade, mais cara e demorada. As negociações entre governo e hospital estão em andamento e sua conclusão ocorrerá em cerca de 30 dias.

Pelo modelo de transferência de gestão debatido, o Estado deve responder pelas contas do hospital a partir do dia em que a troca de comando seja efetivada. As dívidas existentes serão saneadas pela fundação. Mecanismos que permitam gerenciar as dívidas acumuladas pela santa casa, inclusive com a participação da prefeitura de Franca, estão sendo discutidos.

Assim que o acordo esteja totalmente costurado, o anúncio oficial da estadualização da santa casa será feito pelo governador Geraldo Alckmin. "Se as previsões forem confirmadas, será sem dúvida um momento de comemoração propiciado por quem autorizou a medida, governador Geraldo Alckmin", afirmou o deputado.



rengler@al.sp.gov.br

alesp