Assembleia paulista inicia atividades parlamentares de 2013

Presidente da Casa abriu os trabalhos. Foi lida a resenha da sessão legislativa anterior
01/02/2013 21:07 | Da Redação Dayane Santos Fotos: Roberto Navarro e Márcia Yamamoto

Compartilhar:

Início dos trabalhos parlamentares de 2013<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg120994.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Elival da Silva Ramos, Edson Aparecido e Barros Munhoz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg120995.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta sexta-feira, 1º/2, a Assembleia Legislativa de São Paulo deu início aos trabalhos parlamentares de 2013, instalando a 3ª sessão legislativa da 17º legislatura do Estado de São Paulo. A abertura foi realizada pelo presidente da Casa, Barros Munhoz, em solenidade que contou com participação de deputados, dos secretários da Casa Civil, Edson Aparecido, e da Justiça, Eloísa Arruda, do procurador-geral do Estado de São Paulo, Elival da Silva Ramos, do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Antonio Roque Citadini, do desembargador Franco de Godoi que representou o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Ivan Sartori, e do sub-procurador-geral da Justiça, Arnaldo Hosepian.

O presidente agradeceu o público e os deputados presentes e manifestou indignação em relação às criticas feitas pela imprensa sobre as atividades dos parlamentares. Barros Munhoz ressaltou o trabalho realizado pela Assembleia, como as audiências públicas realizadas para debater antes da aprovação projetos de grande interesse. Destacou as comissões que diariamente analisam contratos e contas do Estado. "A Casa recebe durante o ano secretários estaduais" que apresentam dados de sua gestão.

Segundo o presidente, "quem produz merece respeito" e acrescentou: "O nosso trabalho é representar o povo, somos representantes dos prefeitos, vereadores, dos órgãos e dos sindicatos, daqueles com quem temos permanente contrato".

O parlamentar disse ter orgulho de ser deputado estadual de São Paulo e de presidir pela quarta e última vez a abertura de uma sessão legislativa.

O presidente agradeceu ao vice-presidente da Casa, Celso Giglio (PSDB), por conduzir os trabalhos durante um período de janeiro. "Giglio fez um excelente trabalho, além de conduzir o Poder Legislativo com propriedade e idoneidade.



Resenha



O deputado Jooji Hato (PMDB) leu a resenha das atividades do Executivo paulista em 2012. Em alguns momentos a parceria entre Executivo e Legislativo foi ressaltada.

Entres as áreas mencionadas no documento está a Educação, considerada uma das mais beneficiadas pelo governo, mediante adoção de amplas medidas, que vão do beneficício dos profissionais da área à introdução de iniciativas pedagógicas aos mais de 4 milhões de estudantes distribuídos nas 5 mil escolas da rede pública.

Em seu relatório, o governo cita o aumento pela procura do acesso à cultura, como o crescimento de 12%, comparado a 2001, de visita aos 18 museus sob a responsabildiade da Secretaria da Cultura. Aliado à educação, o Executivo também incentivou a prática esportiva, que recebeu investimentos significativos em 2012, inclusive para as modalidades paraolímpicas. Entre os programas voltados para a área social estão a ampliação do atendimento na Saúde, as parcerias no setor habitacional e a agilidade do Poupatempo, que serviu de exemplo para a melhoria dos serviços do Detran.

O governo também investiu em tecnologia de ponta, capacitação de profissionais e aquisição de armamento e munições, tornando a segurança pública um dos grandes focos de investimento dessa gestão, que, por meio de projetos aprovados pelo Legislativo, melhorou a carreira dos profissionais da segurança.

Em 2012, o Executivo paulista incentivou a adoção de energias alternativas, criando o Plano Paulista de Energia que possibilitou a elaboração do atlas eólico de São Paulo.

O secretário-chefe da Casa Cívil paulista, Edson Aparecido, elogiou o trabalho realizado nos últimos dois anos pela Casa. Segundo o secretário, foram aprovados projetos de enorme relevância na Assembleia, por iniciativa do governo do Estado de São Paulo. Agradeceu também a presença e contribuição das autoridades presentes na solenidade.

alesp