1º Mutirão Solar acontece em São Bernardo


05/02/2013 16:26 | Da assessoria da deputada Ana do Carmo

Compartilhar:

 Deputada Ana do Carmo verifica instalação  do primeiro aquecedor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121025.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma semana após acompanhar o lançamento da capacitação de moradores ao projeto Aquecedor Solar de Baixo Custo, Ana do Carmo (PT) participou do 1º Mutirão Solar de São Bernardo. A deputada esteve, em 2/2, no Jardim Thelma, região do Alvarenga, onde foi instalado o primeiro aquecedor solar popular no bairro. O equipamento foi construído na residência de uma família de sete pessoas. "É um orgulho poder ajudar as pessoas nesse projeto. Vamos beneficiar muitas pessoas com essa ação e, se Deus quiser, expandi-la para outras cidades de São Paulo", afirmou a parlamentar. A casa que recebeu o primeiro aquecedor solar popular da cidade tem um gasto mensal médio de R$ 180 com a conta de energia elétrica. A expectativa é de economia de 50% na conta mensal de luz.

"Achei ótimo o projeto. Vai ajudar muito a nossa casa por conta da economia que teremos. Meus moleques todos tomando banho geram um gasto considerável. O aquecedor solar vai ajudar a diminuir o custo", disse Antonio Bento Silva, pai de cinco filhos e sorveteiro do bairro. A família é beneficiária do programa Bolsa Família, do governo federal, mas não é contemplada pela tarifa social de eletricidade.

Uma caixa d"água de 500 litros foi instalada na casa. Em boas condições climáticas, o equipamento pode gerar água aquecida no período de uma hora. A ONG Sociedade do Sol é responsável pelo desenvolvimento do aquecedor e treinamento de moradores para a instalação do equipamento.



anadocarmopt@al.sp.gov.br

alesp