Frente parlamentar discute com especialistas a produção agrícola limpa


19/02/2013 16:58 | Da Redação: texto:Vera Boldrini - Foto: Roberto Navarro

Compartilhar:

Frente parlamentar discute produção agrícola limpa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121301.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Visando o fomento à agricultura orgânica e à agroecologia, a Frente Parlamentar, coordenada pela deputada Ana do Carmo (PT), promoveu encontro, em 19/2, que reuniu representantes da secretaria estadual e do Ministério da Agricultura, órgãos profissionais e técnicos, além de interessados em desenvolver o segmento da chamada produção agrícola limpa. Na oportunidade houve a discussão de ideias, propostas e projetos para o desenvolvimento dessa modalidade de agricultura.

O foco da atividade da Frente é discutir as vantagens e benefícios que a ingestão dessa produção agrícola limpa ou sem agrotóxico traz para a saúde humana. Ainda na opinião da parlamentar, "é uma luta fazer com que as pessoas e autoridades entendam que o governo estadual, o ministério e as prefeituras precisam investir na atividade para que a população possa ter em sua mesa alimentos mais baratos".

Segundo Ana, atualmente pequenos agricultores desempenham a tarefa de cultivar a agricultura orgânica, mas não contam com nenhum incentivo que venha a baratear os custos dessa produção. Eventuais incentivos governamentais poderiam estruturar um processo de barateamento desses produtos, o que, por sua vez, impulsionaria o aumento da produção e a prática de preços cada vez mais baixos.

Para que o movimento se consolide, os participantes do encontro argumentaram sobre a necessidade das mobilizações social e técnica, direcionadas para a criação de políticas pela valorização da cultura de alimentos orgânicos. Nessa direção foram discutidos cronograma e plano de trabalho.

Esta é a luta abraçada pela deputada Ana do Carmo, que, juntamente com Aldo Demarchi (DEM) tomou a frente do movimento, que tem também o apoio de parlamentares de outras legendas.

alesp