Parlamentares questionam "blindagem" de ex-presidente do FDE

Impasse ocorreu após mais uma tentativa de protelar a convocação de José Bernardo Ortiz
20/02/2013 19:22 | Da Redação Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

Leci Bradão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121349.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão de Educação e Cultura desta  quarta-feira, 20/2<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121350.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121351.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Educação e Cultura <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121352.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Durante reunião da Comissão de Educação e Cultura, realizada nesta quarta-feira, 20/2, o deputado João Paulo Rillo (PT) apresentou questão de ordem referente ao pedido de vista apresentado pelo deputado Carlão Pignatari (PSDB) ao requerimento de convocação do ex-presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), José Bernardo Ortiz, para que este esclareça as denúncias do Ministério Público estadual sobre possíveis fraudes na licitação para a compra de mochilas escolares.

O deputado Rillo lembrou que Carlão Pignatari não é membro efetivo ou substituto da comissão. Portanto, conforme o Regimento Interno da Assembleia, não poderia fazer tal solicitação. Após consultar o regimento, a presidente Leci Brandão (PCdoB) informou que o parlamentar estava impossibilitado de solicitar vista ao requerimento. Diante disso, Pignatari abandonou o plenário, derrubando o quorum da reunião.

Os deputados Carlos Giannazi (PSOL), autor do requerimento, e João Paulo Rillo prometeram debater a questão em Plenário. "Vamos apresentar os nomes de todos os deputados que pediram vista ao requerimento", informou Giannazi, que ainda questionou a "blindagem" de Ortiz.

Participaram da reunião os citados, Telma de Souza (ambos do PT) e Beto Trícoli (PV).

alesp