Prefeitura de Cordeirópolis manifesta interesse pelo Creche Escola


21/02/2013 18:23 | Da assessoria do deputado Aldo Demarchi

Compartilhar:

Amarildo Zorzo e Aldo Demarchi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121428.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O prefeito de Cordeirópolis, Amarildo Zorzo (PV), manifestou a Aldo Demarchi (DEM) o interesse em firmar parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, comandada pelo secretário Rodrigo Garcia, para a construção de uma creche na cidade, por intermédio do programa do governo do Estado Creche Escola. "Essa é uma parceria muito interessante, onde todos ganham: o Estado, que constrói o prédio; o município, que a mantém em funcionamento e contrata os funcionários mais bem qualificados; e a população, que pode ter de volta aquilo que investe, por meio de impostos pagos", disse Demarchi. Esta é a segunda vez que o prefeito conversa sobre o assunto com o deputado. Na primeira oportunidade, Zorzo fez pedido formal durante visita de Demarchi ao município e ficou de solicitar ao Departamento de Engenharia da prefeitura que realizasse levantamento sobre a disponibilidade de um terreno que se ajustasse às exigências mínimas estabelecidas pelo programa. Agora, na presença do secretário, o prefeito protocolou oficialmente o pedido.

Segundo divulgação da Secretaria de Desenvolvimento Social, o programa propõe três modelos de creche projetados pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), que objetivam minimizar os custos de construção e manutenção do prédio. São edifícios térreos, com todos os ambientes necessários ao atendimento das crianças, como sala de atividades, berçário, fraldário, lactário, cozinha, refeitório e lavanderia, dentre outros. Haverá também uma sala de uso múltiplo, equipada com computadores para iniciar as crianças na linguagem digital.

Os edifícios atendem aos padrões de acessibilidade previstos na legislação, bem como às exigências de sustentabilidade. Os projetos adotam aquecimento solar e especificações para redução do consumo de água e energia. A capacidade de atendimento varia de 70 a 150 crianças, de acordo com a faixa etária. Os terrenos destinados à construção das creches devem ser planos e atender a especificações mínimas, como área de 2 mil m² e dimensões de 35m x 57m. Também devem possuir rede de água, esgoto, energia, telefonia e divisas muradas.



ademarchi@al.sp.gov.br

alesp