Recuperação da Chácara Baronesa


25/02/2013 18:46 | Da Assessoria do Deputado Orlando Morando

Compartilhar:

Sec adjunto de obras de sto André, Ricardo Kondratovith, Sakamoto, deputado Orlando Morando, sec Bruno Covas e vereador SBC Minami<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121571.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Orlando Morando (PSDB) e importantes lideranças de Santo André e São Bernardo trabalham em conjunto para a salvaçã da Chácara Baronesa. O primeiro passo foi a reunião com o secretário de Meio Ambiente, Bruno Covas, realizada quinta-feira, 21/2), que rendeu bons resultados.

Durante o encontro, eles garantiram a confirmação de que o governo do Estado vai investir R$ 4 milhões para recuperar a Chácara Baronesa, área verde localizada em Santo André, na divisa com São Bernardo, que foi invadida por usuários de drogas.

O primeiro passo será a segurança, com cercamento e a implantação de esquema de vigilância 24 horas, que deve ocorrer ainda no primeiro semestre. Também neste período serão criados dois conselhos, com a participação do Estado, municípios e população, para debater melhorias para a área.

O próximo passo é transformar o espaço de 340 mil metros quadrados em parque, incluindo a construção de quadra poliesportiva, campo de futebol e academia ao ar livre, além da instalação de bancos feitos com madeira de reflorestamento e lixeiras.

"Em parceria com a Secretaria de Segurança vamos afastar os usuários de drogas e devolver o parque para a comunidade do entorno", garantiu o secretário Bruno Covas.

A implantação do parque será feita independentemente do problema das invasões. O número oficial de famílias que vivem no local é de 380, mas pode chegar a 500, com as últimas invasões. O secretario afirmou ao deputado Orlando Morando que está em contato com a Secretaria de Habitação para buscar soluções de moradia para essas pessoas.

Para Morando, a revitalização da Chácara Baronesa é uma conquista para o grande ABC. "Estamos satisfeitos com as propostas e agora vamos acompanhar de perto as ações prometidas pelo governo estadual. Somente dessa forma será possível transformar a área em um espaço de lazer que possa ser novamente utilizado."

Sakamoto, importante liderança do bairro Baeta Neves, também saiu satisfeito da reunião. "O resultado do encontro foi extremamente positivo. Conseguimos esclarecer a nossa angústia e expor o que a população do entorno da Chácara Baronesa gostaria que fosse feito -principalmente a respeito da preservação da área que ainda não foi invadida. Outro ponto garantido foi a segurança, que é muito importante e nos deixa mais tranquilos. Como pais de família sabemos que é mais do que prioridade afastar as drogas e implantar uma área de lazer para nossos filhos", concluiu Sakamoto.



omorando@al.sp.gov.br

alesp