Reunião com dirigentes das indústrias de máquinas e equipamentos


25/02/2013 19:35 | Da assessoria do Deputado Itamar Borges

Compartilhar:

 Deputado Itamar Borges participa da reunião com dirigentes das indústrias de máquinas e equipamentos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121600.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Itamar Borges, presidente da Comissão de Assuntos Econômicos e coordenador da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal, reuniu-se na sede da ABIMAQ/SINDIMAQ (Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos), com o vice-presidente, José Velloso Dias Cardoso, com o diretor de relações institucionais, Marcio Ribaldo, com o diretor executivo, Hiroyuki Sato, com o chefe de gabinete da Presidência, Lourival Frankilin Júnior e com Sérgio Cintra, associado. O Deputado foi acompanhado pelo consultor do SESCON-SP e secretario executivo da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, Silverio Crestana.

Eles discutiram a realidade das 4.500 empresas, dos mais diferentes segmentos, fabricantes de bens de capital mecânicos representadas pela ABIMAQ e cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais. Os dirigentes apresentaram uma pauta para possíveis mudanças na tributação do ICMS, com vista à desoneração da produção de bens de capital e dos investimentos. A lógica dos empresários do setor é a de que a desoneração da produção e comercialização de máquinas e equipamentos

Para que Brasil possa competir com os concorrentes internacionais, oferecendo a modernização do parque produtivo nacional. Para isso, precisa incentivar investimentos na renovação das máquinas e equipamentos, como vem ocorrendo no agronegócio, onde o Brasil tornou-se líder mundial.

Como medida imediata, a ABIMAQ pleiteia que o governo do Estado prorrogue até 31/12/2014 a vigência do artigo 29 do ICMS, relativa ao crédito do ICMS, na aquisição de bens destinados ao ativo fixo.

"Por se tratar de proposta que tem relação/custo benefício positivo e alto impacto na inovação tecnológica, geração de postos de trabalho e ter efeito multiplicador na economia do Estado de São Paulo, levaremos adiante esses pleitos da ABIMAQ. Desde já nos comprometemos com essa causa apresentando uma indicação ao governo do Estado para adoção de providências e incentivos tributários ao setor de máquinas e equipamentos",afirmou o deputado Itamar Borges.

A diretoria também solicitou que o deputado convide os demais parlamentares para um jantar na sede da ABIMAQ, em 25/2, quando será lançada a "Carta das Indústrias Brasileiras de Máquinas e Equipamentos" em prol do investimento e inovação do parque fabril nacional. Convite esse já feito ao Presidente Barros Munhoz e aos deputados do colégio de líderes da Assembleia.



itamarborges@al.sp.gov.br

alesp