Implementação do IDSUS no Estado


26/02/2013 17:54 | Da assessoria do deputado Edinho Silva

Compartilhar:

Edinho Silva (3º à esq.) e José de Fillipi (centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121640.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado e presidente do PT paulista, Edinho Silva, se reuniu, no dia 20/2, com o secretário municipal de Saúde da capital, José de Fillipi Júnior. Na pauta, políticas públicas na área, especialmente a implementação do índice de Desempenho do SUS (IDSUS), que avalia a qualidade dos serviços de saúde.

O parlamentar é um dos grandes defensores do indicador criado pelo Decreto Presidencial 7.508/2011. Desde quando esteve à frente da prefeitura de Araraquara, Edinho levava essa sugestão aos gestores públicos, incluindo o então ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, hoje ministro da Saúde. A ideia é que o indicador sirva de base para que o governo federal faça a distribuição dos recursos SUS, valorizando aqueles municípios que investem mais em saúde básica e obtêm resultados positivos como redução da mortalidade infantil, das internações e óbitos relacionados à diabetes e hipertensão e aumento no atendimento às gestantes, entre outros.

"Sou um defensor do IDSUS e de um novo cálculo na composição do teto da saúde para os municípios brasileiros. Penso que aqueles que investem na saúde básica, prevenção, na saúde de fato devem ser recompensados. Haverá com isso melhorias nos indicadores e, a médio e longo prazos, a redução do custeio da saúde. Trata-se de uma revolução silenciosa na cultura de gestão", explicou o parlamentar.

Para ele, o IDSUS é um importante subsídio para a formulação e execução de políticas públicas de saúde, tendo em vista que pode subsidiar gestores municipais, estaduais e federais a fortalecerem, em um compromisso compartilhado, seus sistemas e melhorarem a qualidade da atenção à saúde dos brasileiros, mudando todo o sistema de remuneração e avaliando o desempenho de cada ente federado.

O secretário ficou bastante impressionado com a proposta de pesquisa científica que pode colaborar muito na coleta de dados para aprimoramento das políticas públicas implementadas. Uma nova reunião deve ser realizada com o setor de informações da secretaria para aprofundar a proposta.



edinhosilva@al.sp.gov.br

alesp