Reunião em defesa das doulas


26/02/2013 21:48 | Da Redação: Gabriel Cabral Fotos: assessoria da deputada Leci Brandão

Compartilhar:

Reunião entre a assessoria da deputada Leci Brandão e ativistas em defesa do direito de escolha da mulher quanto à presença de doulas durante o parto e o período pós-parto <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121679.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Defesa das doulas é tema de reunião <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121680.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi realizada nesta terça-feira, 26/2, reunião entre a assessoria da deputada Leci Brandão (PCdoB) e ativistas em defesa do direito de escolha da mulher quanto à presença de doulas durante o parto e o período pós-parto. Foram debatidos durante o encontro a importância, o bloqueio e as críticas, por parte dos médicos, da presença de uma doula durante o período de gestação até o parto.

Alguns participantes criticaram incentivo médico para cirurgia cesariana, ao invés de estimular o parto normal, quando não há risco à saúde da mãe e do bebê. De acordo com as representantes das doulas, ainda que a lei do acompanhante, que garante o direito à presença de uma pessoa durante o trabalho de parto e o pós-parto imediato, no âmbito do SUS, esse direito não é respeitado pelos hospitais, que apenas obedecem a legislação quando esta é citada no ato da tentativa de bloqueio do acompanhante.

De acordo com Gisele Leal, a doula é definida como uma acompanhante que visa apoiar a parturiente em aspectos físicos e emocionais, não farmacêuticos. Segundo ela, sua presença torna-se essencial para a mulher no parto e para o bem-estar da gestante.

alesp