IV Encontro de Agentes Públicos Municipais


05/03/2013 19:59 | Da Redação

Compartilhar:

.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121780.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por meio do Instituto do Legislativo Paulista (ILP), apresenta a edição 2012 do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), realizado em parceria com a Fundação SEADE desde o ano 2000.

Trata-se de um sistema de indicadores sociais internacionalmente reconhecido, consistente e atualizado, que abrange o conjunto dos municípios paulistas. O IPRS mensura as dimensões de escolaridade (educação), longevidade (saúde) e riqueza dos municípios paulistas, além de indicadores de preservação ambiental e de atendimento a portadores de necessidades especiais.

Para uma melhor análise de concentração de pobreza, a Fundação Seade elaborou o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS), fundamentado em estudos e teorias sobre o fenômeno da pobreza que levam em conta não apenas a renda, mas também os diversos fatores (escolaridade, saúde, arranjo familiar, possibilidades de inserção no mercado de trabalho, acesso a bens e serviços públicos) que determinam a situação de vulnerabilidade social.





IV Encontro de Agentes Públicos Municipais



06 de março de 2013, das 9h às 18h.



Auditório Paulo Kobayashi

Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

Av. Pedro Álvares Cabral, 201 " Ibirapuera



Programa



9h00 " Cerimônia de Abertura

Deputado Barros Munhoz " Presidente da Alesp

Maria Helena Guimarães de Castro " Diretora Executiva da Fundação Seade

Haroldo da Gama Torres " Diretor Adjunto de Análise e Disseminação de Informações

Sebastião Misiara " Presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo " Uvesp

Maurílio Maldonado " Diretor-presidente do ILP



9h30 " Pausa para café



10h00 " Apresentação do IPRS e do IPVS

Maria Helena Guimarães de Castro e Haroldo da Gama Torres " Seade



12h00 " Intervalo



13h30 " Palestra "Sustentabilidade " Agenda Ambiental da Administração Pública

Thais Prado Horta " Pedagoga e Coordenadora da Divisão Técnica de Difusão e Projetos em Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo.



14h30 " Palestra "Lei de Acesso à Informação"

Frederico Bortolato " tecnólogo em Processamento de Dados pela FATEC e mestrando em Engenharia de Software pelo IPT-SP, é Analista Legislativo no Departamento de Informática da Alesp.

Tania Rodrigues Mendes " Coordenadora do Comitê Executivo do Portal da Alesp na Internet, atua na área de ciência da informação, ministrando cursos para agentes públicos.



15h30 " Pausa para café



16h30 " Palestra de encerramento: "Desenvolvimento Local e Regional"

Orlando Bolçone " deputado estadual, mestre em Economia pela Unesp, foi secretário do Planejamento de São José do Rio Preto, diretor administrativo da CDHU e superintendente do Daesp.

alesp