Seminário trata dos objetivos para o desenvolvimento do milênio


28/02/2013 20:41 | Da Redação: Vera Boldrini Foto: Roberto Navarro

Compartilhar:

Frei Tito, Ed Thomas, Wagner Caetano, Adriano Diogo, Larissa Beltramim e Edgar Moura <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121781.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Adriano Diogo abriu o seminário que discutiu a municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121782.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edgar Moura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121783.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frei Tito e Wagner Caetano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121784.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Larissa Beltramim <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121785.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Wagner Caetano (ao microfone) secretário nacional de Relações Político-Sociais, da Secretaria Geral da Presidência da República<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121786.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Wagner Caetano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121787.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Wagner Caetano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121788.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Wagner Caetano e a Agenda de Compromissos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121789.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Wagner Caetano e Adriano Diogo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121790.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Municipalização do objetivos para o Desenvolvimento do Milênio é tema do seminário <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2013/fg121791.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Adriano Diogo (PT) abriu o seminário que discutiu a municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Ele explicou que as metas do milênio foram definidas pelas Nações Unidas (ONU) em 2000 estabelecendo compromissos relacionados ao combate da fome, em prol da saúde, educação, preservação do meio ambiente e questões de gênero, a serem cumpridos pelos países até 2015.

Após a exposição de um vídeo preparado pela ONU, que alerta os governos sobre sua responsabilidade em estabelecer e atingir metas para o DOM, o parlamentar passou o microfone ao secretário nacional de Relações Político-Sociais, da Secretaria Geral da Presidência da República, Wagner Caetano. Este citou o objetivo geral estabelecido pela ONU, que depois foi desdobrado em metas para os países: redução da incidência da pobreza e do número de pessoas que passam fome. O programa Brasil Sem Miséria foi trabalhado sobre três pilares: participação social, prioridade a políticas públicas e desenvolvimento sustentável. Para Caetano, esse programa está em vias de ser completado.

"Estabelecer políticas públicas para acabar com a fome no país é a tarefa primordial dos governos federal, estadual e municipal", no entender do deputado Francisco Campos (PT). Segundo ele, no campo da criação de políticas há ainda outros itens igualmente importantes, como transporte, moradia, meio ambiente, além de questões sobre a violência sexual e justiça para os gêneros. Ele destacou também que, nesta época do ano enchentes assolam todo o país, e obrigam o governo a pensar em proporcionar moradias para que a população atingida por esse fenômeno tenha onde se abrigar com dignidade.

Ed Thomas (PSB) destacou a importância de cuidar do meio ambiente, das gestantes e coibir o racismo, entre outros importantes temas que afligem a população. Para ele, a política tem que ser direcionada para melhorar a vida das pessoas. "Encontrar formas de acabar com a fome se constitui num debate importante, como este que o deputado Adriano Diogo estabeleceu aqui", disse o deputado.

Foi destacada a existência do Portal ODM, que permite o acompanhamento dos avanços dos objetivos estabelecidos, de fácil compreensão: www.portalodm.com.br.

alesp