Divulgação dos índices sociais do Estado será feita em encontro nesta quarta-feira

Dados de 2010 servirão para orientar as políticas públicas no Estado de São Paulo
05/03/2013 21:06 | Da Redação: Monica Ferrero Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Maurílio Maldonado, Maria Helena Guimarães de Castro e Barros Munhoz <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg121902.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Apresentação para o presidente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg121903.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta quarta-feira, dia 6/3, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, através do ILP, irá realizar o IV Encontro Estadual de Agentes Públicos, quando será apresentada oficialmente pela Fundação Seade a atualização do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) e do Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS). O evento será aberto pelo presidente Barros Munhoz, e começará às 9h30, no Auditório Paulo Kobayashi.

Segundo Maria Helena Guimarães de Castro, diretora executiva da Fundação Seade, que veio nesta segunda-feira, 4/3, com técnicos do instituto fazer a apresentação ao presidente Barros Munhoz, os indicadores a serem apresentados referem-se ao ano de 2010. Ela considerou sua divulgação muito importante, pois as informações visam orientar as políticas públicas dos gestores estaduais e municipais.

As mudanças de uma colheita de dados a outra são pequenas, afirmou Maria Helena. Mas, por exemplo, no caso da educação, uma vez que as crianças paulistas estão todas na escola, a partir do índice de 2010 o que foi avaliado foi a qualidade de ensino. No caso do IPVS, ele poderá ser utilizado na identificação de famílias que podem se cadastrar em programas sociais de renda e também na concessão de adicional de local de exercício para os professores de escolas públicas de regiões mais carentes.

O diretor-presidente do Instituto do Legislativo Paulista (ILP), Maurílio Maldonado falou da grande expectativa para o encontro, para o qual foram feitos convites a prefeitos, secretários municipais de Planejamento e demais agentes públicos que, conhecendo os dados, poderão estabelecer políticas públicas adequadas. Maldonado ainda destacou o papel do ILP também na conjugação dos índices.

Estarão presentes no IV Encontro Estadual de Agentes Públicos técnicos da Fundação Seade, da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp) e deputados estaduais.

alesp