Programa para incentivar produtos orgânicos


06/03/2013 11:02 | Da assessoria do deputado Aldo Demarchi

Compartilhar:

Geraldo e Lu Alckmin (esq.) e Aldo Demarchi (dir.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg121984.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O mercado de produtos orgânicos ganhou um reforço importante do governo do Estado com o lançamento do Projeto São Paulo Orgânico, em 5/3. Desenvolvido pelas secretarias de Agricultura e Abastecimento e de Meio Ambiente, o programa incentiva a agricultura orgânica, reduz insumos químicos e oferece produtos mais seguros e saudáveis. Além disso viabiliza o período de transição do sistema produtivo convencional para o orgânico, propondo inovações tecnológicas que diminuam o uso de insumos químicos. "Hoje estamos dando um passo muito importante para fortalecer a agricultura orgânica em São Paulo", disse Geraldo Alckmin.

Para o secretário Bruno Covas, a certificação dos produtos orgânicos vem para "ampliar, proteger, difundir e educar as pessoas para a agricultura orgânica". O teto de financiamento é de até R$ 100 mil por agricultor, pessoa física ou jurídica, e de até R$ 400 mil por cooperativa ou associação de agricultores. O prazo de pagamento é de até 7 anos, inclusa a carência de até 4 anos. O encargo financeiro é de 3% de juros ao ano.

Para o deputado Aldo Demarchi (DEM), a iniciativa é a concretização da Lei estadual 12.518, resultante de um projeto seu, que autoriza a instituição do Programa de Incentivo ao Sistema Orgânico de Produção Agropecuária e Industrial. "Queremos otimizar o uso de recursos naturais e socioeconômicos, respeitando a integridade e oferecendo produtos saudáveis com alto valor nutricional, isentos de contaminantes e em defesa do consumidor, do produtor e do meio ambiente" resumiu o deputado.



ademarchi@al.sp.gov.br

alesp