Retomada construção de ETE em Vargem


06/03/2013 16:32 | Da assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Luiz Paulo Madureira, Edmir Chedid e Aldo Moysés<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122004.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Sabesp investirá R$ 5,4 milhões na construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Vargem conforme solicitação de Edmir Chedid (DEM) ao Estado. As obras, paralisadas há um ano, foram retomadas com a limpeza da área e a avaliação técnica da Exemplo Engenharia, que venceu o processo de licitação.

A ETE Vargem está localizada no Bairro Rio Acima e será responsável pela coleta e pelo tratamento do todo esgoto produzido em Vargem. Atualmente, 89% do município possui a coleta, mas apenas 11% recebem o tratamento adequado. "Somente o esgoto do Conjunto Habitacional Yolanda Francisca Moysés é tratado no município", disse Edmir Chedid.

A falta de tratamento de esgoto pode contribuir para a proliferação de doenças parasitárias e infecciosas, além da degradação da água. "Há várias enfermidades provocadas pela falta de tratamento de esgoto e, por isso, cobramos o Estado para que a construção fosse retomada", concluiu.

Além dos benefícios comprovados para a saúde pública, a construção da ETE irá resultar na geração de 35 empregos (as obras deverão estar concluídas em junho de 2014). "Nesse período estaremos gerando emprego à comunidade. Após a conclusão, os benefícios serão incalculáveis devido à importância da obra para o município", finalizou o prefeito Aldo Moysés.

A construção da ETE também atende o compromisso de universalização dos serviços de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgotos da Sabesp.

alesp