Evento discute municipalização da iluminação pública


07/03/2013 16:56 | Da assessoria do deputado Pedro Tobias

Compartilhar:

Pedro Tobias discursa ao lado de autoridades<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122062.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Dezenas de prefeitos estiveram reunidos, no dia 6/3, na sede da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Bauru (Assenag), para acompanhar o seminário que trata, entre outros assuntos, da iluminação pública. O evento contou com a presença do deputado Pedro Tobias, presidente estadual do PSDB, e do secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal.

A partir de janeiro de 2014, caberá às prefeituras a responsabilidade pela iluminação pública. De acordo com resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os serviços de manutenção da rede, como instalação de novos pontos, troca de lâmpadas e outros reparos deverão ser feitos pelo município e não mais pela concessionária de energia elétrica, como é atualmente.

Para Tobias, somente uma ação conjunta dos prefeitos poderá ter alguma força para reverter essa situação. "Nesta briga, não adianta só discurso. É preciso agir", defendeu. "A corda sempre arrebenta do lado mais fraco. Por isso, é preciso unir forças", comentou o deputado.

Ele lembrou que as prefeituras, em sua maioria, passam por dificuldades financeiras, o que poderá comprometer o cumprimento de mais essa tarefa. Na avaliação do deputado, o resultado dessa mudança poderá ser o aumento na conta de luz. "Como sempre acontece, vai sobrar para a população pagar a conta", afirmou.



ptobias@al.sp.gov.br

alesp