2º Seminário Prevenção e Combate ao HPV


14/03/2013 16:06 | da assessoria da deputada ana perugini

Compartilhar:

Ana Perugini faz palestra para grande plateia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122431.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Ana Perugini (PT) realizou, em 11/3, o 2º Seminário Prevenção e Combate ao HPV, em parceria com a Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp). O evento aconteceu na data em que foi proposto pela parlamentar o Dia Estadual de Combate e Prevenção ao Câncer do Colo de Útero.

Participaram das palestras o presidente da Sogesp, César Eduardo Fernandes, a diretora da Sogesp e coordenadora da campanha contra o HPV, Márcia Fuzaro Terra Cardial, a coordenadora do Instituto HPV da Santa Casa de São Paulo, Luiza Lina Villa, a pesquisadora da vacina contra o HPV oncogênico e ginecologista do hospital Leonor Mendes de Barros, Cecília Maria Rotelli Martins, e o médico ginecologista de Campinas, Odair Albano.

Durante o evento, os palestrantes falaram da importância da vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) no SUS, e de como o HPV age no organismo das pessoas. Márcia Cardial afirmou que: "oito mulheres em cada 10 tiveram, tem ou vão ter o HPV. É um risco para mulheres de todas as idades. É um risco para a vida toda."

Para Maria Cecília Rotelli, a vacina representa uma possibilidade de os hospitais não receberem mulheres, jovens e mães de família com a doença em estágio grave. "É impossível imaginar que todas as mulheres não tenham acesso a essa vacina. Se nada for feito, haverá um aumento de 52% de câncer do colo de útero."

Ana Perugini alertou para o fato de que o exame papanicolau, embora relevante, não é suficiente, uma vez que ele apenas detecta a doença, enquanto a vacina previne. "É fundamental, diante de tudo que foi exposto aqui, que o governador coloque a vacina preventiva contra o HPV na rede pública de saúde. Todo mundo deve contar com a vacina gratuita", conclama a deputada, ao ressaltar a importância da educação de meninas e meninos para uma vida sexual saudável.

Odair Albano fez a defesa da boa informação, "fundamental para a prevenção e para a construção da cidadania no país, que deve ser compartilhada", referindo-se ao valor das redes sociais.

Ao final do evento, Márcia entregou certificado de menção honrosa aos médicos representantes das regionais da Sogesp.



aperugini@al.sp.gov.br

alesp