Lançamento do livro Um salto para o futuro


14/03/2013 16:34 | Da assessoria do deputado Edinho Silva

Compartilhar:

 Edinho Silva e Luiz Dulci<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122436.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O ex-ministro da Secretaria Geral da Presidência da República (2003-2010), Luiz Dulci, lançou na noite de 12/3 seu novo livro Um salto para o futuro, pela editora Fundação Perseu Abramo. O deputado estadual e presidente do PT estadual Edinho Silva participou do evento ao lado de outras autoridades, políticos, e de movimentos sociais.

"Luiz Dulci é um dos grandes quadros do PT. Um grande formulador. Fiz questão de prestigiar o lançamento de seu livro", disse o parlamentar. Segundo ele, Dulci contribuiu muito com Lula na elaboração e execução das políticas públicas hoje referências para o mundo. "Ajudou na formulação e construção desse novo modelo de desenvolvimento do país adotado pelo ex-presidente Lula e com continuidade e avanços no governo Dilma, que prioriza o crescimento aliado sempre à inclusão social e construção da cidadania."

Dulci contou que a ideia foi escrever um livro que não fosse dirigido somente ao público já versado em economia ou política. "A ideia foi mostrar como o governo Lula se afastou do modelo neoliberal e construiu uma nova política global." Para isso, o livro foca em falsos dilemas que o país finalmente teve de encarar.

Por exemplo, durante décadas, os brasileiros ouviram que era preciso esperar "o bolo crescer para depois distribuir". Dulci aborda esse falso dilema para mostrar como o governo Lula conseguiu unir distribuição de renda e crescimento econômico, dois fenômenos que eram tratados como inconciliáveis. Mais do que isso, a opção por uma distribuição mais justa da renda acabou acarretando um maior desenvolvimento econômico.

Da mesma maneira, Dulci trata de outros temas importantes da política nacional, sempre abordando os dilemas: estabilidade X crescimento econômico; exportação X mercado interno, mercado X Estado, econômico X social, capitalismo de ponta X desenvolvimento regional, integração subalterna X isolamento internacional e democracia representativa X participação social.

Marcio Pochmann, presidente da Fundação Perseu Abramo, disse que o livro faz parte de uma série de publicações que serão lançadas este ano e cuja coleção completa pode chegar a 70 livros. O lançamento aconteceu na sede do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo. O livro está à venda no site da Fundação Perseu Abramo, por R$ 25.



edinhosilva@al.so.gov.br

alesp