Samuel Moreira: História de trabalho e conquistas


15/03/2013 16:15 | Da Redação: Fotos: Roberto Navarro, Vera Massaro, Marco Cardelino, Marcia Yamamoto, Dulce Akemi

Compartilhar:

Samuel Moreira agradece a deputados <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122531.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Samuel Moreira e parlamentares <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122532.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Samuel Moreira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122533.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Samuel Moreira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122596.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Reeleito com 130.865 votos, o deputado estadual Samuel Moreira iniciou seu segundo mandato, em 2011, com mais um grande desafio: por indicação direta do governador Geraldo Alckmin, Samuel Moreira tornou-se, em fevereiro daquele ano, líder do governo na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Prefeito de Registro, no Vale do Ribeira, por oitos anos (1997-2004), Samuel Moreira foi presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul. Com 87,5% de aprovação, foi escolhido o Melhor Prefeito do Estado de São Paulo, de acordo com pesquisa da revista Isto É, realizada em 2000. O sucesso da sua administração resultou na reeleição para a prefeitura de Registro (2001-2004), com 80% dos votos.

Presidiu o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira (Codivar), no qual cumpriu dois mandatos. Em 2001, foi nomeado pelo então governador Geraldo Alckmin membro do Conselho de Administração do Centro de Estudos e Pesquisas da Administração Municipal (Cepam).

A convite de José Serra, então prefeito de São Paulo, Samuel Moreira assumiu, em 2005, o cargo de subprefeito de São Miguel Paulista, bairro da zona leste da capital.



Atuação parlamentar



Samuel Moreira chegou à Assembleia Legislativa em 2007, após ser eleito com 109.225 votos. Desde então, além de se transformar no principal interlocutor de municípios do Vale do Ribeira, Litoral Sul, Vale do Paraíba, Litoral Norte e sudoeste paulista junto ao governo do Estado, vem conquistando importante espaço político.

Ainda em 2007, foi indicado vice-líder do Governo e membro efetivo das comissões permanentes de Relações do Trabalho (CRT) e de Finanças e Orçamento (CFO), na qual foi relator do Orçamento para o exercício de 2008. Foi eleito líder da bancada tucana em 2008 e, no ano seguinte, foi reeleito por unanimidade. Em 2010, presidiu a CPI da Bancoop, Comissão Parlamentar de Inquérito que apurou denúncias de fraudes e desvio de dinheiro na Cooperativa Habitacional dos Bancários do Estado de SP.

Ao longo desses seis anos anos de mandato parlamentar, Samuel Moreira vem se firmando como uma nova liderança no Estado. Atuando em parceria com prefeitos, vereadores e demais lideranças da região, tem contribuído muito para fazer chegar ao governo as reivindicações dos prefeitos, vereadores e cidadãos, diminuindo a distância entre os Poderes municipal e estadual, ajudando a conquistar investimentos em obras e serviços para todos os municípios.



Origem



Nascido em Governador Valadares (MG), em 9 de fevereiro de 1963, Samuel Moreira cresceu no Vale do Ribeira. Engenheiro civil, iniciou a carreira na Superintendência de Desenvolvimento do Litoral Paulista (Sudelpa). Em 1988, ingressou na Sabesp, onde ocupou diversos cargos de gerência, antes de assumir a Superintendência de Registro. Sua atuação política começou no movimento estudantil universitário, na década de 1980, quando cursou Engenharia Civil na Universidade Católica de Santos.

Filho de Déa Fátima Leite Moreira da Silva e Samuel Moreira da Silva (falecido em junho de 2006), Samuel Moreira Jr. tem quatro irmãos. É casado e pai de dois filhos.

alesp