Novo presidente assume compromisso de inserir Assembleia paulista na discussão de temas nacionais

Maior poder de legislar para os estados deve estar na pauta de ações
15/03/2013 21:26 | Da Redação

Compartilhar:

Samuel Moreira, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122570.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Samuel Moreira na presidência <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122573.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"Boa tarde a todos.

Quero inicialmente saudar o ex-presidente desta Casa, deputado Barros Munhoz, um presidente democrata, um deputado aguerrido, defensor do Parlamento, defensor do mandato de cada deputado.

Ao Barros, um amigo e companheiro de bancada, que junto com os demais membros da Mesa - que nomino na pessoa dos deputados Rui Falcão e Aldo Demarchi - completa o seu mandato neste dia, quero parabenizar pelos avanços promovidos para esta Casa, para esta instituição.

Quero saudar o secretário Edson Aparecido, secretário-chefe da Casa Civil do governador Geraldo Alckmin, o governador que me concedeu a honra e a confiança de ser líder do seu Governo nesta Casa por dois anos.

Quero saudar a minha família, quero saudar a todos os deputados e amigos, prefeitos, vereadores, lideranças que estão conosco nesta Casa.

Senhoras e senhores, é com grande emoção e enorme sentido de responsabilidade que agradeço a cada um de vocês, nobres deputadas e deputados, o voto de confiança que acabo de receber.



Quero agradecer também ao PSDB, meu partido, por me apoiar pela unanimidade de seus membros para dar início a esta caminhada.

Agradeço ainda às legendas desta Casa que me apoiaram e permitiram, com serenidade e transparência, a eleição à Presidência da Assembleia Legislativa e a construção de uma proposta, a ser ainda apreciada por este Plenário, de composição de uma Mesa Diretora plural e representativa.

Ao falar aos senhores, é ao povo de São Paulo que me dirijo.

São Paulo vive os desafios do nosso tempo, num mundo complexo, de mudanças intensas, aceleradas e radicais, onde parte da população se mostra desinteressada do processo político.

Entretanto, a Assembleia Legislativa não está à margem da vida dos milhões de paulistas, nem tem papel secundário em nossa sociedade.

O esforço de cada deputado ajudou a viabilizar investimentos em todas as áreas por todo o território paulista.

Em sua história recente, o Poder Legislativo tem sido fundamental para a modernização do nosso Estado ao propor debater e aperfeiçoar a leis que melhoram a vida do povo de São Paulo, por exemplo, a Lei Antifumo, que reduziu em até 80% a poluição em locais fechados, gerando grandes benefícios à saúde pública; a lei que combate o consumo de álcool por menores de 18 anos; a lei que combate o trabalho escravo; a Lei da Ficha Limpa Estadual; a lei que institui a Comissão da Verdade; a lei da criação do piso salarial regional; a lei de mudanças climáticas; a lei da criação das regiões metropolitanas; a lei da instituição da Previdência Complementar, evitando a falência do sistema previdenciário do Estado e tantas outras leis.

Assumo o compromisso de fortalecer uma agenda legislativa, já pautada nesta Casa pelos deputados, sintonizada com os principais temas que preocupam os paulistas, por exemplo, a segurança, a epidemia representada pelo crack, a preservação do meio ambiente, a política dos direitos humanos, a mobilidade urbana, a saúde e a educação.



Relação com os poderes e Pacto Federativo



Esse é um dos caminhos para afirmação da importância e necessidade do nosso trabalho perante a sociedade e faz parte deste trabalho buscar uma convivência mais harmônica e transparente com os demais Poderes e instituições do Estado.

Nesse sentido, é importante sempre superar os eventuais conflitos que possam minar nossas relações com esses parceiros do trabalho, que realizamos em beneficio da população de São Paulo.

Para atingir esses objetivos, assumo também o compromisso de ser compreensivo e firme; de atuar com autoridade, transparência, rigor orçamentário sem casuísmos, respeitando a Constituição e o Regimento da Casa.

Assumo o compromisso de atuar respeitando os deputados, sejam da oposição sejam da situação, na democracia todos têm relevante papel institucional. Serei o presidente de todos os deputados e deputadas.

No desempenho da Presidência, vou defender a nossa Casa, vou continuar a luta para ampliar o poder de legislar do Estado. No Brasil de hoje tudo tende a se concentrar na União. Isso é ruim para a democracia, para o pacto federativo, para a nação que queremos construir.

No plano nacional, São Paulo é sub-representado no poder decisório do brasileiro. O pacto federativo está em discussão nos dias atuais e precisamos ter uma posição a seu respeito.

Na medida do possível vou me empenhar para colocar a Assembleia Legislativa dentro desses grandes temas nacionais, numa agenda de reflexão e de atuação.

Democracia se consolida, se preserva com instituições fortes, com regras claras, a serem cumpridas por todos. Esse é um grande desafio para todos nós.

Senhoras e senhores, a história ensina que em diversos momentos o povo e os políticos paulistas nunca abriram mão de suas responsabilidades e dos seus desafios.

Vamos honrar essa tradição de espírito público, ética, senso de justiça e de muito trabalho.

Senhoras e senhores, muito obrigado."

alesp