"A participação da sociedade fortalece o Legislativo", diz Tatto

1º secretário da Assembleia quer assegurar instrumentos modernos de transparência
15/03/2013 21:48 | Da assessoria da 1ª Secretaria

Compartilhar:

Enio Tatto: defesa dos valores democráticos e garantia das prerrogativas do Legislativo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122576.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"Tenho a firme convicção de que a gestão desta Mesa que se inicia hoje vai pautar suas ações pela defesa dos valores democráticos, fortalecendo dia após dia o papel insubstituível do Parlamento paulista, com funções e compromissos que vão além da nossa produção legislativa", afirmou Enio Tatto (PT), após ser eleito 1º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, nesta sexta-feira, 15/3.

Enio Tatto afirmou que "assegurar as prerrogativas de fiscalização dos atos do Executivo, é sem dúvida, dever de todos nós, deputados e deputadas". Destacou que "essa é a melhor maneira de ratificar o sistema democrático que confere essa prerrogativa ao Poder Legislativo".

Para ele, no entanto, em face do mundo complexo e globalizado em que hoje vivemos, é precisar avançar ainda mais em termos de democracia. "Os acontecimentos se sucedem com uma enorme rapidez, exigindo de nós a sensibilidade e capacidade para compreender e corresponder aos anseios e demandas da população", acrescentou.

Conforme o novo 1º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, "assegurar a participação da sociedade, bem como disponibilizar os instrumentos modernos de transparência são premissas que devem estar presentes em nosso cotidiano". Ele acredita que "esta é a melhor maneira de valorizar e fortalecer o Legislativo, proporcionando inclusive o reconhecimento da sociedade ao trabalho dos Parlamentares".

No plano interno da Assembleia, para Enio Tatto, é importante dar continuidade ao trabalho de qualificação e valorização do quadro técnico, das servidoras e servidores que dão suporte às atividades legislativas, assegurando as condições adequadas de trabalho, bem como mecanismos de formação permanente e remuneração justa.

"É imprescindível assegurar a adequada infraestrutura para o bom desempenho dos mandatos tanto nas atividades internas como em eventos externos, como por exemplo, as audiências públicas", observou.

Dentre os grandes desafios colocados para os deputados e deputadas, segundo ele, é necessário melhorar a comunicação entre esta instituição e os parlamentares com a sociedade. "Este objetivo só será alcançado à medida que avançarmos na democratização dos meios de comunicação que dispomos, como a TV Alesp, nosso Portal na internet, a intranet e o Diário Oficial", frisou.

Por fim, Enio Tatto tratou dos avanços alcançados pelo Brasil nos últimos anos. "Até há pouco era impensável termos uma mulher na Presidência da República. Hoje temos a Presidenta Dilma. Também parecia remota a possibilidade de erradicarmos a miséria extrema de nosso país. Pois bem, temos visto que estes avanços são possíveis, graças à capacidade de mobilização, e sobretudo à vontade política", comentou.

Para Enio Tatto, esta é uma demonstração clara do quanto a ação política é transformadora. "Por isso reafirmo minha crença na Política como meio de concretizar os legítimos anseios da sociedade e instrumento de transformação e de justiça social", concluiu.

alesp