Jooji Hato: contra o álcool, drogas e armas


15/03/2013 23:20 | Da Redação: Fotos: Roberto Navarro, Vera Massaro, Marco Cardelino, Marcia Yamamoto, Dulce Akemi

Compartilhar:

Jooji Hato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122584.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Médico cirurgião, formado pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Jooji Hato (PMDB) especializou-se como cirurgião geral e pediátrico. Ocupou o cargo de vereador no município de São Paulo por sete mandatos consecutivos, tendo sido eleito em 1982 pela primeira vez.

A experiência adquirida enquanto trabalhava no pronto-socorro da Santa Casa, fez com que Jooji Hato percebesse que nem mesmo os modernos equipamentos médicos eram capazes de salvar vidas de muitas pessoas que chegavam, vítimas de atropelamentos, acidentes de trânsito e brigas. Em geral, os responsáveis estavam alcoolizados.

O médico passou então a acreditar que deveria atuar criando leis que contribuíssem para o salvamento de muitas vidas ao determinar o controle da ingestão de bebidas alcoólicas para motoristas, que pudessem resultar na diminuição dos altos índices de acidentes, causados por tanta violência. Hato acredita que sobrariam recursos para a saúde apenas com a economia dos procedimentos causados pela redução dos acidentes de trânsito " com a restrição do consumo de álcool " e da violência " com a realização de blitze do desarmamento.

É o atual coordenador da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas criada em 2011, realiza levantamento do consumo da droga no Estado.

Também luta pela a criação da Delegacia Especial de Proteção a Crimes e Maus Tratos Contra os Animais no Estado de São Paulo. Outro projeto de grande repercussão é o PL 485/2011, vetado pelo governador, que proíbe motociclistas de circularem com garupa nos dias úteis.

alesp