Academia para idosos em cinco bairros de Araraquara


19/03/2013 18:31 | Da assessoria do deputado Edinho Silva

Compartilhar:

Edinho Silva e Édio Lopes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122665.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente do PT paulista, Edinho Silva, apresentará emenda no valor de R$ 150 mil ao Orçamento estadual para instalação de academias para idosos em cinco bairros de Araraquara. A demanda foi pauta da reunião entre o parlamentar e o vereador Édio Lopes, no dia 6/3.

Segundo o vereador, as academias da terceira idade baseiam-se em experiência chinesa e são formadas por vários equipamentos de ginástica. A primeira unidade foi implantada no país na cidade paranaense de Maringá. Ganhou popularidade e foi desenvolvida em diversos outros municípios, como Marília, São José do Rio Preto e Rio de Janeiro. O vereador conheceu algumas delas e os benefícios que proporcionam.

Na avaliação de Édio, além da promoção da saúde e prevenção de doenças, as academias colaboram ainda com a ressocialização de idosos, além de resgatar as praças como locais públicos. Conforme estudos realizados por postos de saúde nos bairros dos municípios que têm as academias, o número de consultas foi reduzido em torno de 40% e o consumo de remédios das pessoas acima dos 60 anos diminuiu em 35%.

Números da Organização Mundial da Saúde apontam uma queda no consumo de medicamentos por parte de idosos que praticam exercícios de forma regular.



edinhosilva@al.sp.gov.br

alesp