Representantes de tevês legislativas de 16 Estados prestigiam workshop na Assembleia

Objetivo é esclarecer dúvidas e promover debate sobre conteúdo de programação
21/03/2013 21:49 | Da Redação: Vera Boldrini Fotos: Roberto Navarro e Marco Cardelino

Compartilhar:

Prefeito de Presidente Prudente, Milton Carlos de Mello, Mauro Bragato, Samuel Moreira e o presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente, Walmir da Silva Pinto: Prudente e Assis - novos municípios paulistas que aderiram à TV digital<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122763.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> A mesa de abertura foi composta pelo diretor do Decom da Assembleia, Antonio Rudnei Denardi, o diretor da Secom da Presidência da República, Sergio Chacon, Ed Thomas e o presidente da Astral, Antonio Vital.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122765.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antonio Vidal,presidente da Astral<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122797.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antonio Rudnei Denardi, diretor do Decom da Assembleia e Sergio Chacon, diretor da Secom da Presidência da República<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122798.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ed Thomas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122799.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Workshop de TV Digital  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122800.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Getsemane Silva,coordenador de programas da rádio e tv Câmara <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122801.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mauro Garcia, diretor executivo da ABPITV, Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122803.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Workshop de TV Digital  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122804.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> .<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122805.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Walmir da Silva e Ed Thomas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122806.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O auditório Paulo Kobayashi da Assembleia de São Paulo recebeu nesta quinta-feira, 21/3, grande público formado por profissionais de emissoras de tevês legislativas de todo o país. Havia representantes de 16 Estados da Federação. O deputado Ed Thomas (PSB) fez a abertura do workshop Tevê Digital, Programação e Conteúdo, evento voltado para empresários, prestadores de serviço, jornalistas e representantes políticos de cidades paulistas interessadas em operar a tevê digital. O encontro foi organizado pela Associação Brasileira de Tevês e Rádios Legislativas (Astral) e coordenado pelo Departamento de Comunicação da Assembleia paulista. Além do deputado Ed Thomas, estiveram também presentes o presidente da Assembleia, deputado Samuel Moreira e o deputado Mauro Bragato (PSDB).

Para Ed Thomas, a importância das tevês legislativas é indiscutível pela função que desempenham de disseminar as informações públicas. "A política é o que de melhor há na vida das pessoas, mas é o que também pode piorar sua vida se a sociedade não se inteirar do trabalho desenvolvido por seus representantes", avaliou.

A celeridade que uma casa legislativa dá aos projetos de comunicação é de fundamental necessidade para demonstrar aos cidadãos as ações dos representantes do povo, lembrou Ed Thomas. "Na Assembleia existe a TV Alesp, que é operada por profissionais altamente qualificados", elogiou.

Durante o evento, firmaram convênio com a Câmara dos Deputados, o Senado Federal e a Assembleia paulista para transmissão do canal digital as câmaras municipais de Presidente Prudente e de Assis. O prefeito de Presidente Prudente, Milton Carlos de Mello e o presidente da Câmara Municipal da cidade, Walmir da Silva Pinto, foram recebidos por Samuel Moreira e por Mauro Bragato.





TV Digital



Em abril de 2012, foi assinado convênio para cooperação técnica entre a Câmara dos Deputados, o Senado federal, a Assembleia paulista e a Câmara Municipal de São Paulo para a expansão do sistema de transmissão de tevê digital. Em abril do mesmo ano, o miinistro das Comunicações, Paulo Bernardo, autorizara a operação de 59 novos canais digitais pela TV Câmara. A medida possibilitou que a Rede Legislativa passasse a transmitir sua programação em sinal digital aberto e gratuito em dezenas de capitais e em cidades do interior dos estados de São Paulo e de Minas Gerais. De acordo com o ministro, os 59 novos canais possibilitaram que mais da metade da população brasileira acompanhe o trabalho do Legislativo na tevê aberta.



Workshop



O workshop tem o objetivo de esclarecer dúvidas a respeito do tema TV digital e promover um debate sobre seu conteúdo de programação, além de um balanço sobre o atual quadro da rede. O desafio é tornar atraente ao público a atividade legislativa, conhecidamente árida.

alesp