Pioneira, TV AL de Minas Gerais aposta na diversificação de programas

Primeira emissora legislativa conta com equipe de 150 profissionais, a maioria concursados
22/03/2013 22:05 | Da Redação Vera Boldrini Fotos: Márcia Yamamoto

Compartilhar:

Fernanda Avelar, Sarah Penido e Antonio Vital <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122865.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122866.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vicente Romano e Antonio Vital<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122867.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Antonio Sousa e  Antonio Vital<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122868.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Acurcio e Antonio Vilal <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122869.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Pioneira entre as emissoras legislativas, a TV Assembleia de Minas Gerais apresentou uma amostra de seu trabalho, nesta sexta-feira, 22/3, aos participantes do workshop Tevê Digital, Programação e Conteúdo, reunidos na Assembleia Legislativa. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Tevês e Rádios Legislativas (Astral) e coordenado pelo Departamento de Comunicação do Parlamento paulista.

Sara Penido, coordenadora de produção, e Fernanda Avelar, gerente de reportagem, deram destaque à programação produzida pela TV ALMG, que, com 16 horas semanais, soma-se à transmissão de atividades em Plenário e comissões. Em 2012, foram mil horas de transmissão de reuniões plenárias e comissões, 760 delas ao vivo.

"Com programas inéditos de serviços, debates e documentários, procuramos diversificar a programação", afirmou Sara.



Destaques



Um planejamento estratégico proposto em 2010 para até 2020, válido para todo o Parlamento mineiro, trouxe reflexos na programação da TV ALMG, disseram as jornalistas mineiras. Três novos programas foram apontados por elas como consequência desse planejamento.

"Minas é Muitas procura mostrar, em documentários de 30 minutos, a mineiridade e suas diversas realidades, dando voz à população do interior", relatou Sara.

O programa Geração tem a difícil proposta de, através de temas como moda e música, por exemplo, aproximar o jovem da política. Conta, para isso, com a participação, em estúdio, de alunos da escola pública. "O jovem tem vontade de falar de política, mas não de política partidária", observou Sara.

Já o programa TV Escola é fruto de uma parceria com a Escola do Legislativo, da própria Assembleia mineira, para a realização e transmissão de cursos, que podem ser complementados pela plataforma da internet e oferecem certificado.

"O último programa teve como tema Processo Legislativo. Foi acompanhado por 90 pessoas, de oito Estados. E essas pessoas são multiplicadores de conhecimento", avaliou Fernanda.



Jornalistas concursados



A TV ALMG conta com uma equipe de 150 profissionais, dos quais 93 são concursados, incluindo-se aí todos os jornalistas. O pessoal da área técnica é terceirizado. "A opção por funcionários efetivos é interessante porque conseguimos formar mão de obra especializada nas complexidades do trabalho legislativo", concluiu Fernanda.



Outras experiências



Realidades diferentes surgiram nas apresentações feitas por representantes de outras tevês legislativas estaduais e municipais. A TV Câmara de Piracicaba, no ar há dez anos, coloca no ar diariamente quatro horas de programação, informou a diretora do veículo, Marisa Libardi. Já a TV da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, também há dez no ar " quatro em canal aberto ", coloca no ar diariamente 18 horas de programação. O diretor Maurício Pandolfo apresentou um clipe do programa Cafundó, que aborda a cultura popular e é um dos maiores sucessos da emissora. Também fizeram apresentações representantes das emissoras legislativas de Mato Grosso, Maranhão, Bauru (SP), Tupã (SP) e Rio Grande do Sul.

alesp