Ampliação da Unesp em Sorocaba


26/03/2013 18:23 | Da assessoria do deputado Hamilton Pereira

Compartilhar:

Hamilton Pereira (centro) e participantes da reunião na Unesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122982.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Hamilton Pereira (PT), acompanhado dos vereadores Carlos Leite e Izídio de Brito, esteve no campus da Unesp, em Sorocaba, para conversar sobre o projeto de ampliação da instituição. Os parlamentares foram recebidos, no dia 25/3, pelo diretor da Unesp Sorocaba, André Henrique Rosa, e pelo professor Alexandre da Silva Simões. Durante a conversa, o diretor contou que atualmente tem sido discutido a possível transferência da Unesp para um outro local com maior espaço. "Temos vontade de trazer outros cursos para o nosso campus, mas, infelizmente, não temos estruturas físicas para esse feito", contou André Rosa.

De acordo com ele, Sorocaba tem o segundo menor campus da Unesp no Estado, "mas poderíamos oferecer muito mais pela importância da cidade". Eles informaram ainda que 70% dos alunos da universidade são de outras cidades e apenas 30% são do município sede.

Hamilton Pereira, um dos articuladores para a vinda da Unesp a Sorocaba, em 2001, relembrou que a conquista do campus se deu graças à união dos políticos da cidade. "Nós levamos ao Colégio de Líderes da Assembleia a vontade do reitor da Unesp em expandir a universidade para o interior e a necessidade de mais recursos", observou.

O deputado lembra que a partir dessa iniciativa, o relator uniu várias emendas apresentadas pelos deputados e transformou numa subemenda, separando verba especificamente para a ampliação da oferta de cursos universitários no Estado.

"Agora precisamos novamente unir forças com o prefeito, os deputados e vereadores sorocabanos pela expansão da universidade, juntamente com o apoio da deputada federal Iara Bernardi", afirmou o deputado. Ele também convidou os diretores do campus de Sorocaba para participarem de reunião que será realizada, no dia 27/3, com o reitor da Unesp, Júlio César Durigan.



hpereira@al.sp.gov.br

alesp