Museu de Arte - 15 Artistas Italianos Contemporâneos


02/05/2013 14:00 | Emanuel von Lauenstein Massarani

Compartilhar:

Exposição 15 Artistas Italianos Contemporâneos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124400.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> .<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124401.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Renato Scalon e Emanuel von Lauenstein Massarani<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124402.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Obras de "15 Artistas Italianos Contemporâneos" em exposição no Espaço Cultural V Centenário

Organizada pelo senhor Renato Scalon, presidente da Associação Arte Contemporânea Ítalo Brasileira e contando com o apoio do Istituto Italiano di Cultura di San Paolo, será inaugurada na próxima segunda feira, dia 6 de maio, às 11 horas, no Espaço Cultural V Centenário, uma importante mostra reunindo obras de quinze artistas italianos contemporâneos considerados os principais nomes da Região do Piemonte, no norte da Itália.

Vale salientar que a ACIB " Associação Arte Contemporânea Ítalo Brasileira é uma entidade cultural sem fins lucrativos constituída no ano de 2008 nas cidades de Turim (Itália) e em Natal (Itália) com o objetivo de difundir a arte contemporânea entre os dois países.

O Doutor Renato Scalon esclareceu que com esta exposição em São Paulo a ACIB está iniciando um novo intercambio cultural com a Itália, uma vez que após a apresentação da mostra em varias cidades brasileiras será a vez de se organizar uma mostra de artistas brasileiros em varias cidades italianas.

"A arte brasileira " afirmou " tem despertado grande interesse na Itália sobretudo pelos prêmios que vários artistas tem conquistado nas bienais internacionais de Florença e de Milão, bem como de sua presença na Feira de Arte de Padova".

Selecionados por críticos de arte italianos, a importante mostra reúne os seguintes artistas NicolaBolaffi,Manuele Cerutti, Docmio Carlo Galfione, , Carlo Gloria, Davide Le Grazie, Paolo Leonardo , Anna Madia, Cristina Mandelli , Ada Mascolo, Andrea Massaioli, Marco Memeo .Chiara Pirito ,Laura Pugno e Píer Luigi Pusole .

O professor de estética da Accademia Albertina de Turim, na capital do Piemonte, observa que esses jovens pintores pertencem a uma geração nascida entre televisões, celulares e a rede mundial do w.w.w. "Todos sentem simplesmente o desejo de recriar imagens utilizando o prazer da representação e da narração, sem nenhuma hipoteca histórica. Pintam e pronto. Cada um a seu modo" - define.

E concluindo suas apresentação no belo catalogo editado pela ACIB, o ilustre historiador da arte é enfático ao afirmar que:

"Um nova sensibilidade onívora, uma estética difundida no evento da comunicação que constitui o invólucro interno da criatividade de cada artistas que quer ser contemporâneo .Ora, se olharmos de perto os trabalhos desses pintores ,não podemos deixar de ficar maravilhados pela heterogeneidade dos estilos , pela diversidade dos temas tratados ,pelas diversas modalidades da realização.

Não pode fugir ao espectador a pluralidade expressiva, a multiplicidade das energias postas em campo, a proliferação dos significantes e dos significados. "Cada um desses artistas está invadido por um fluxo de referencias, de citações rebuscadas, de intenções bem colocadas, de afloramentos subliminares ou de transferências ocultas que pertencem todas ao enredo da historia da arte."

A exposição dos artistas italianos permanecerá aberta diariamente, das 9 às 19 horas, exceto sábados e domingos, até 18 de maio próximo.

alesp