Audiência sobre a Chácara da Baronesa


02/05/2013 18:52 | Da assessoria da deputada Regina Gonçalves

Compartilhar:

Regina Gonçalves e público na Câmara de Santo André<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124409.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Regina Gonçalves (PV) participou, no dia 29/4, de audiência pública, na Câmara de Santo André, para discutir o futuro da Chácara da Baronesa e de cerca de 300 famílias que ocupam irregularmente parte da área de 340 mil metros quadrados, na divisa entre os municípios de Santo André e São Bernardo.

Uma das poucas áreas verdes com plantas nativas da Mata Atlântica localizada em mancha urbana na região do ABC, a chácara é tombada pelo patrimônio histórico, foi decretada como parque estadual. Mas até agora o parque não saiu do papel e o espaço vinha sendo alvo de novas ocupações, de vandalismo e de ponto de usuários de drogas.

Regina Gonçalves foi enfática ao defender a necessidade de preservar a área verde, que qualificou como "um pulmão verde", e de um programa habitacional para as famílias que ocupam parte da área, algumas delas há pelo menos 25 anos. "A chácara está em Santo André, mas como uma das maiores áreas verdes dentro da área urbana na região, sua preservação deve ser preocupação de todos."

A deputada se colocou à disposição das prefeituras de Santo André e São Bernardo para intermediar negociações com as secretarias estaduais do Meio Ambiente e de Habitação, apontadas como as principais responsáveis na adoção de medidas capazes de resolver os problemas da chácara.

reginagoncalves@al.sp.gov.br

alesp