Dia do Tai Chi Chuan é celebrado em Osasco


03/05/2013 16:50 | Da Assessoria do Deputado Marcos Martins

Compartilhar:

Aula de Tai Chi Chuan ao ar livre<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124446.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O termo saúde significa muito mais que atendimento médico-hospitalar ou tratamentos a base de remédios. Significa assumir a responsabilidade pela garantia do bem-estar e da qualidade de vida de cada um de nós, com ações preventivas contra o surgimento das doenças.

Foi com essa visão que o deputado Marcos Martins (PT) apresentou em 2009 projeto, transformado na Lei 13.448/2009, que institui o Dia do Tai Chi Chuan no Estado de São Paulo. Todos os anos, uma série de eventos voltados à prática do Tai Chi Chuan é realizada para difundir os benefícios dessa arte milenar da tradicional medicina chinesa, além de colocar São Paulo no calendário internacional na busca pelo equilíbrio, já que, em 28 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Tai Chi.

Durante a semana de 22 a 27/4, uma série de atividades por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, a Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan, a academia Supremo, a Associação Cultural e Esportiva Tai Chi Chuan de Osasco e o parlamentar, foi realizada. O encerramento aconteceu no dia 27/4, quando uma aula de Tai Chi Chuan aberta ao público aconteceu no estacionamento da prefeitura, com direito a apresentações da tradicional dança dos dragões e dança do leão, e demonstração de espadas e sabres.

"É de grande valia a divulgação dos benefícios desta prática. Hoje, já são mais de 60 países que abraçam a celebração da arte chinesa a fim de difundi-la como ferramenta na redução do estresse e melhora da coordenação motora e do equilíbrio, essencial para todas as idades. São Paulo é um estado grandioso e precisa andar em paralelo a outros países", explicou Marcos Martins.

mmartins@al.sp.gov.br

alesp