Incentivo ao agricultor familiar é tema de seminário regional


06/05/2013 13:06 | Da assessoria do deputado Mauro Bragato

Compartilhar:

Bragato fala aos participantes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124485.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS) foi apresentado no "Encontro Regional da Agricultura Familiar", realizado sexta-feira, 3/5, em Junqueirópolis.

Uma iniciativa de Mauro Bragato (PSDB), o seminário contou com a participação de representantes das prefeituras, associações agrícolas, sindicatos rurais e órgãos estaduais da agricultura das regiões de Presidente Prudente e Araçatuba.

O PPAIS destina à agricultura familiar, 30% dos recursos utilizados na compra de alimentos pelos órgãos estaduais. "O Programa beneficia a geração de emprego e renda aos pequenos produtores", afirmou Bragato.

O deputado foi relator do projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa e regulamentado pelo governador Geraldo Alckmin, instituindo o PPAIS.

Pelo Programa, cada agricultor familiar poderá vender até R$ 12 mil por ano de hortifrutis e produtos agrícolas a órgãos estaduais como presídios, hospitais, entre outras instituições.

O diretor-executivo do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Marcos Pilla, afirmou que o a finalidade da lei é eliminar o atravessador, oferecendo ao produtor o preço de mercado.

Sugestões foram apresentadas pelos participantes, entre elas, o aumento do teto atual de R$ 12 mil na venda anual dos produtos. As propostas, segundo o diretor do Itesp, serão avaliadas pelo conselho gestor do Programa, no qual Bragato faz parte. O evento teve a realização do Itesp e apoio da prefeitura de Junqueirópolis.

mbragato@al.sp.gov.br

alesp