Solenidade comemora 40 anos da Embrapa

Empresa teve papel fundamental no desenvolvimento da agropecuária no Brasil
06/05/2013 21:29 | Da Redação Foto: Vera Massaro

Compartilhar:

Roberto Rodrigues, Maurício Lopes e Itamar Borges<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124544.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Rodrigues, Maurício Lopes, Itamar Borges, Monika Bergamaschi e Silvio Crestana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124545.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mauricio Lopes, presidente da Empraba, faz discurso no Plenário JK<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124546.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Secretária Monika Bergamaschi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124549.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa do deputado Itamar Borges (PMDB), a Assembleia Legislativa homenageou nesta segunda-feira, 6/5, o transcurso do 40º aniversário da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A sessão solene realizada no plenário Juscelino Kubitschek e presidida por Itamar Borges (PMDB), recebeu o diretor-presidente da Embrapa, Maurício Lopes, a secretária estadual de Agricultura, Mônika Bergamaschi e o ex-ministro da Agricultura (2003/2008), Roberto Rodrigues, entre outras personalidades.

Criada em 26 de abril de 1973, com a missão de viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, a empresa teve papel fundamental no desenvolvimento da agropecuária no Brasil, transformando o país em um dos líderes mundiais em tecnologias para a agricultura tropical. Entre 1975 e 2011, o crescimento da oferta para o mercado interno superou a curva de crescimento da demanda e provocou uma queda de 50% no valor da cesta básica.

Entre as conquistas recentes da Embrapa que beneficiam diretamente o Estado de São Paulo está a criação, juntamente com a Unicamp, no final de 2012, da Unidade Mista de Pesquisa em Genômica Aplicada a Mudanças Climáticas (UMIP GenClima), que visa implantar um laboratório voltado à utilização da genômica e da biologia molecular de plantas para o desenvolvimento de tecnologias genéticas aplicadas a mudanças climáticas. Os laboratórios da UMIP GenClima serão instalados no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, em um edifício com cerca de 3.900 m². O orçamento estimado para implantação e operação da UMIP GenClima nos primeiros cinco anos será de R$ 50 milhões.

Em São Paulo, a Embrapa está representada por seis unidades de pesquisa e de serviços e um escritório de negócios, nos municípios de Campinas, Jaguariúna e São Carlos. Ao todo, são 615 empregados, dentre os quais 206 pesquisadores e centenas de colaboradores, entre estagiários e bolsistas, atuando nas unidades Gestão Territorial, Informática Agropecuária, Instrumentação, Meio Ambiente, Monitoramento por Satélite e Pecuária Sudeste.

Itamar Borges, que preside a Comissão de Agricultura e Pecuária da Assembleia, entende que homenagem para a empresa é mais do que merecida. "A Embrapa é uma das principais responsáveis pelo destaque internacional que o Brasil conquistou na agricultura. O desafio do país hoje é investir em inovação e pesquisa. Precisamos aumentar esse investimento para não perder a posição de destaque alcançada no setor. Enquanto os EUA, China e países europeus investem aproximadamente 3% do PIB em inovação, o Brasil, investe somente 1,2%", destacou o deputado.

A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Alesp tvweb www.al.sp.gov.br e irá ao ar no próximo sábado, 11/5, às 22h30, pelos canais 13, da Net e 66 da TVA.

alesp