Nove anos de Bilhete Único na cidade de São Paulo


07/05/2013 21:35 | Da Redação: Josué Rocha

Compartilhar:

Gerson Bittencourt, coordenador da frente  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124578.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luis Moura, Sérgio Benassi, Jilmar Tatto, Gerson Bittencourt, Atílio André Pereira, Ailton Brasiliense e Enio Tatto <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124574.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ailton Brasiliense, Atílio André Pereira, Gerson Bittencourt,  Jilmar Tatto, Sérgio Benassi e Luis Moura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124575.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência pública promovida pela Frente Parlamentar do Bilhete Único ...<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124576.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> ... comemora o 9° aniversário da instituição do Bilhete Único na Capital paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124577.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Geraldo Cruz, Luis Moura, Sérgio Benassi, Jilmar Tatto, Gerson Bittencourt, Atílio André Pereira, Ailton Brasiliense, Enio Tatto e Alencar Santana <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124579.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar promove comemoração dos Nove anos de Bilhete Único na cidade de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124580.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124581.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Audiência pública promovida pela Frente Parlamentar do Bilhete Único comemorou nesta terça-feira, 7/5, na Assembleia Legislativa, o 9° aniversário da instituição do Bilhete Único na Capital paulista. O coordenador da frente, deputado Gerson Bittencourt (PT), considera esse sistema "um projeto inovador, uma importante ferramenta de inclusão social, que transformou o transporte coletivo em São Paulo, Campinas e Guarulhos, cidades que implantaram esse sistema".

Em 2004, época da implantação do sistema na Capital, na gestão da prefeita Marta Suplicy, Bittencourt presidia a SPTrans e participou ativamente da implantação do sistema. Ele recordou dificuldades técnicas e culturais enfrentadas na ocasião e fez consideração dos avanços percebidos pela população. Antes, o usuário pagava uma tarifa e tinha direito a uma viagem, com o novo sistema, uma tarifa dá direito, no período de três horas, a quatro viagens.

Bittencourt explanou que o Bilhete Único se fundamenta num tripé: tarifa temporal, sem restrição e única. Por estes critérios, se privilegia o tempo ao invés da quantidade de linhas de ônibus utilizadas, sem imposições restritivas na direção do uso e sem distinção para os que moram perto ou longe do centro.

Um dos homenageados na solenidade pela implantação do sistema, o secretário de Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto (que também ocupava esta pasta na ocasião), citou outros benefícios, como a maior facilidade para as pessoas que moram longe obter emprego em outras regiões; a economia percebida pela população, que se voltou para investimentos em outras áreas, como alimentação, escola e cultura; diminuição de furtos e roubos dentro dos ônibus; além de servir como um elemento organizador de corredores, terminais e estação de transferências.

Tatto também apoiou o desafio proposto por Bittencourt, de maior integração entre as regiões metropolitanas, com a criação de um bilhete metropolitano. Sobre o bilhete único mensal, que deve tem início previsto para novembro próximo, o secretário disse que a população já pode se cadastrar pelo site da SPTrans (www.sptrans.com.br) e solicitar o bilhete.

Também participaram da solenidade os secretários de Transporte de Campinas, Sérgio Benassi; e de Guarulhos, Atílio Pereira. Essas cidades também já têm bilhete único e seus representantes frisaram a importância da instalação desse benefício, que facilita a mobilidade de milhões de pessoas diariamente. Benassi disse que, embora Campinas tenha um milhão de habitantes, tem 600 mil passageiros/dia. Esse número é elevado, segundo o secretário, porque boa parte da população da região trabalha ou estuda em Campinas.

Já o representante da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Ailton Brasiliense, apoiou a sugestão de Jilmar Tatto, de que um tributo sobre o combustível seja destinado ao financiamento do transporte público. "A preço da tarifa do ônibus é afetado pela baixa velocidade que os ônibus têm no trânsito das grandes cidades", argumentou o presidente da entidade.

O evento teve ampla participação popular e contou com a presença de outros parlamentares: Alencar Santana, Antonio Mentor, Geraldo Cruz, Luiz Moura e Zico Prado (todos do PT).

alesp