Estado anuncia construção de ETE em Águas de Lindoia


07/05/2013 16:57 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Edmir Chedid, Edson Giriboni, Barros Munhoz e Geraldo Alckmin<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124569.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governo do Estado anunciou no sábado, 4/5, a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Águas de Lindoia, conforme solicitação do deputado Edmir Chedid (DEM). O anúncio ocorreu durante cerimônia que contou com o governador Geraldo Alckmin, do prefeito Antonio Nogueira e do vice-prefeito João Morais.

A construção da ETE receberá investimentos de R$ 5 milhões e será executada com recursos do Programa Água Limpa, uma ação desenvolvida em parceria pelas secretarias de Saneamento e Recursos Hídricos, Saúde e o DAEE. "Haverá participação da prefeitura no processo de construção da estação de tratamento, que é uma antiga reivindicação do município", disse Edmir Chedid.

O Programa Água Limpa visa implantar sistemas de tratamento de esgotos em municípios com até 50 mil habitantes não atendidos pela Sabesp e que despejam seus efluentes in natura nos córregos e rios locais. "Dessa forma, a ETE de Águas de Lindoia terá capacidade para tratar 70% do esgoto produzido no município, o que beneficiará diretamente 22 mil moradores", finalizou.

Durante a cerimônia, Geraldo Alckmin afirmou que a ETE ainda vai revitalizar a Bacia Hidrográfica do Rio Mogi-Guaçu, além de ter importante papel como agente de prevenção na saúde. "Um município saudável como este precisa ter esgoto tratado. A cada mês, o município deixará de lançar no Rio do Peixe 34 toneladas de carga orgânica não tratada", concluiu.

echedid@al.sp.gov.br

alesp