Palestra sobre escravidão no Fórum Cristão em Leme


16/05/2013 19:10 | Da assessoria do deputado Carlos Bezerra Jr.

Compartilhar:

Carlos Bezerra Jr faz no palestra Fórum Cristão de Política e Cidadania<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg125169.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No dia 8/5, o deputado Carlos Bezerra Jr., líder do PSDB na Assembleia, palestrou no Fórum Cristão de Política e Cidadania, da cidade de Leme, interior do Estado. O tema foi o combate ao trabalho escravo moderno, com base na atuação do parlamentar na criação da nova Lei Paulista Contra o Trabalho Escravo e suas experiências junto à Comissão de Direitos Humanos da Alesp.

A palestra foi realizada na Biblioteca Municipal de Leme, a convite do reverendo Edson Duque, da Igreja Presbiteriana da região. Durante seu pronunciamento, o deputado apontou a necessidade de conscientização sobre a realidade da existência do trabalho escravo moderno, e contou casos de convocação de empresas flagradas com trabalho escravo na Comissão de Direitos Humanos, como Zara, GEP e Racional Construtora.

O parlamentar também falou sobre a criação da nova Lei Paulista Sobre o Trabalho Escravo, que é considerada por especialistas em Direitos Humanos como a mais rígida punição à escravagistas desde a Lei Áurea, e referendada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como exemplo mundial no combate ao trabalho escravo contemporâneo. A medida cancela por dez anos o ICMS de empresas flagradas com mão de obra escrava em sua cadeia produtiva.

Bezerra Jr. ficou entusiasmado com a participação popular no evento. "Sai renovado em minhas convicções pessoais ao participar do fórum. O interesse das pessoas, a participação ativa e a cidadania me fazem crer que é possível repensar a relação entre fé e política de uma forma muito mais socialmente transformadora e relevante. Sem aquele moralismo alienante que tantos têm estimulado", explicou.

O fórum tem por objetivo auxiliar no processo de formação da consciência de cidadania da população, por meio do debate de temas relevantes para a sociedade, com discussões a partir de pressupostos bíblicos. Participaram do evento desse ano secretários municipais, vereadores e autoridades religiosas da cidade.

carlosbezerrajr@al.sp.gov.br

alesp