Andradina reclama parte do ICMS de usina


22/05/2013 14:36 | Da assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino

Compartilhar:

Marcolino e Wilson Bossolan<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg125407.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O já questionado processo de privatização da Usina Hidrelétrica Três Irmãos, localizada entre os municípios de Andradina e Pereira Barreto, traz ainda uma polêmica de ordem tributária: como deve ser feita a distribuição do ICMS proveniente de usina?

Em 16/5, o deputado Luiz Claudio Marcolino (PT) recebeu em seu escritório o presidente da Câmara de Andradina, vereador Wilson Bossolan, para tratar do assunto. Segundo Bossolan, as autoridades andradinenses não concordam com a decisão do governo de que 30% pertence a Pereira Barreto e o restante ao próprio governo.

Para o vereador, a questão tem um viés político, já que o município de Pereira Barreto é governado pelo PSDB e Andradina está com o PT. "A população de Andradina não merece ser vítima de uma decisão puramente política", disse, ao solicitar ao deputado interferência junto ao governador Alckmin. Marcolino solicitou mais informações e prometeu levar o caso ao Plenário da Assembleia.

Outro assunto polêmico envolvendo a cidade de Andradina é a linha férrea que divide a cidade ao meio. Oriunda da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, construída em 1906, a ferrovia não transporta mais passageiros, desde a concessão para a Ferrovia Novoeste S/A, em 1996. Segundo Bossolan, a solução seria desviar a linha para fora da cidade.

lcmarcolino@al.sp.gov.br

alesp