Assembleia sedia 1° Encontro de Prefeitos com a Agricultura Orgânica do Estado de São Paulo

Durante a reunião foi destacada a necessidade de mais investimentos no setor
22/05/2013 22:41 | Da Redação: Geisel Affonso fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

Marcelo Laurindo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg125453.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ana do Carmo e Aldo Demarchi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg125452.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente à reunião, no auditório Franco Montoro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg125450.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Ana Flavia, do Instituto Kairos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg125510.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  João Mangabeira, da Embrapa <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg125511.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ana do Carmo e público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg125512.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público do 1° Encontro de Prefeitos com a Agricultura Orgânica do Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg125513.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da tarde do 1° Encontro de Prefeitos com a Agricultura Orgânica do Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg125514.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O 1° Encontro de Prefeitos com a Agricultura Orgânica do Estado de São Paulo foi realizado na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 22/5. Participaram da mesa de abertura do evento os deputados Aldo Demarchi (DEM) e a deputada Ana do Carmo (PT), coordenadores da Frente Parlamentar em Defesa da Produção Orgânica e Desenvolvimento da Agroecologia. Aldo Demarchi abriu os trabalhos e cumprimentou as autoridades presentes e o deputado Dilador Borges (PDSB), entusiasta da prática.

Demarchi recordou que há 30 anos, quando era prefeito da cidade de Rio Claro, recebeu integrantes de uma frente da agricultura para implantar em Rio Claro a agricultura natural e admitiu ter assinado a proposta da agricultura orgânica sem muita convicção de que iria dar certo. "Hoje em minha cidade está instalado o maior Centro de Agricultura Orgânica do Estado", afirmou.

Demarchi lembrou lei de sua autoria em vigor no Estado, que dispõe sobre a obrigatoriedade da implantação de horta nas escolas. Elogiou projeto de lei federal para a introdução de produtos orgânicos em 30% das merendas escolares. "Precisamos fortalecer a agricultura natural e cuidar da alimentação das crianças", disse.

A deputada Ana do Carmo (PT), após cumprimentar as autoridades e o público presente, informou que participou de uma reunião da frente parlamentar, com Ana Primavesi e oito ministros, em Brasília, para debaterem a agricultura natural. Um dos temas debatidos durante a reunião, segundo Ana do Carmo, foi a necessidade do incentivo do governo federal à compra de produtos orgânicos. "Sabemos da dificuldade dos agricultores para expor os seus produtos no mercado", disse.

Ana do Carmo discorreu a respeito dos benefícios para a saúde que os produtos orgânicos podem trazer e ainda afirmou: "São Paulo virou um estado onde só se planta cana-de-açúcar." Ela também apoia projeto de lei que obriga a utilização de 30% de agricultura orgânica na merenda escolar.

O encontro apresentou palestra do médico professor doutor Paulo Hilário Nascimento Saldiva, especialista em saúde ambiental e ecologia aplicada; palestra sobre Produção Orgânica, proferida pelo coordenador da Comissão da Produção Orgânica de São Paulo, engenheiro agrônomo Marcelo Silvestre Laurino; palestra sobre Gestão Sustentável, proferida pelo gerente de operações da Companhia Nacional de Abastecimento e gestor do Programa de Aquisição de Alimentos, Nivaldo Maia. Ao final foram discutidas experiências municipais em compras públicas sustentáveis.

Ana do Carmo e Aldo Demarchi, coordenadores da Frente Parlamentar em Defesa da Produção Orgânica e Desenvolvimento da Agroecologia

alesp