Deputados participam de anúncio de verba de R$ 45,6 milhões para o Vale do Paraíba

Ainda no Vale, Alckmin anunciou criação do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano
24/05/2013 21:02 | Da Redação - Foto: Marco Cardelino

Compartilhar:

Hélio Nishimoto discursa durante encontro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg125677.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Geraldo Alckmin autoriza criação do FundoVale<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg125678.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Hélio Nishimoto, Alexandre da Farmácia e Marco Aurélio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg125679.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os deputados Helio Nishimoto (PSDB), Alexandre da Farmácia (PP) e Marco Aurélio de Souza (PT), participaram nesta sexta-feira, 24/5, de solenidade no município de Taubaté, em que o governador Geraldo Alckmin autorizou recursos da ordem de R$ 45,6 milhões para 13 municípios da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, por meio do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias).

Os investimentos serão destinados a melhorias nos municípios, a fim de fomentar o turismo na região, com o objetivo de gerar mais empregos e incentivar o crescimento da economia local.

Ao autorizar a verba de 2013, o governador dá início ao processo de elaboração de projetos por parte das prefeituras, que, na sequência, apresentam as propostas ao Dade para análise, aprovação e a realização do trâmite necessário para o início das obras de interesse turístico.

A verba vai beneficiar as cidades de Aparecida, Bananal, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Cunha, Ilhabela, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Tremembé e Ubatuba.

FundoVale

Ainda no Vale do Paraíba, o governador anunciou a criação Fundo de Desenvolvimento Metropolitano e do Gabinete de Gestão Estratégica de Segurança Pública e a instalação de mais dois postos do programa Poupatempo na região, em Jacareí e Pindamonhangaba.

"Estávamos ansiosos pela ampliação das ações do Estado em nossa região", ressaltou o deputado Nishimoto, que é membro do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale e Litoral Norte (RM Vale).

Sobre a criação do FundoVale, o governador esclareceu que os 39 municípios do Vale e o governo terão participação no fundo, e que será definido o valor para cada prefeitura e para o Estado investir, depois serão decididos os projetos de interesse coletivo.

O secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, disse que os recursos do FundoVale serão aplicados em ações que tenham caráter de integração.

Segurança Pública

A exemplo do que já ocorre na Região Metropolitana de Campinas, o Gabinete de Gestão Estratégica de Segurança Pública (Gamesp) anunciado para o Vale envolverá diversos órgãos e vai priorizar o trabalho de inteligência, com o desenvolvimento de ações educativas e de prevenção e não apenas de repressão. Entre os órgãos envolvidos nas ações de segurança pública estão prefeituras, Ministério Público, Poder Judiciário, polícias e sociedade civil.

Nishimoto comemorou a autorização do governador para a criação das unidades do Poupatempo no Vale, em Pindamonhangaba, Guaratinguetá e, especialmente, em Jacareí. "Enfim, a população de Jacareí será contemplada com uma unidade do Poupatempo", destacou o parlamentar que tem apresentado a solicitação ao Governo do Estado, desde 2010.

*Fonte: Portal do Governo do Estado e assessoria de imprensa do deputado Hélio Nishimoto

alesp