Regularização das terras da Chácara dos Baianos


28/05/2013 20:06 | Da assessoria do deputado Luiz Carlos Gondim

Compartilhar:

Gondim, clérigos e devotos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg125822.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"A partir de agora não há mais motivo de preocupação. Todos podem ficar tranquilos. É uma questão de dias para regularizar a situação, porque este lugar e estas terras pertencem a vocês". A declaração foi feita, na noite de 25/5, pelo deputado Luiz Carlos Gondim (PPS) aos mais de 400 chacareiros que acompanharam a missa celebrada pelo bispo diocesano de Mogi das Cruzes, dom Pedro Luiz Stringhini, na Associação dos Produtores de Jundiapeba, no Santo Ângelo.

O deputado fez questão de participar do ato até para transmitir a notícia aos agricultores da Chácara dos Baianos, que há muitos anos lutam judicialmente para permanecer e produzir alimentos naquela área. A empresa exploradora de minérios que se diz proprietária das terras, a Itaquareira, vem movendo um processo na Justiça de reintegração de posse.

"Estamos nessa luta há muitos anos para garantir o direito desses trabalhadores de continuar plantando nessa área, para abastecer a mesa de milhares de famílias de toda a região da Grande São Paulo", observou o deputado, que também comemora a notícia transmitida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), de que as terras serão repassadas aos produtores do Santo Ângelo nas próximas semanas. "Os agricultores, que vivem essa angústia há muito tempo, agora vão poder trabalhar em paz", acrescentou Gondim.

Dom Pedro Luiz, que também reconhece os direitos dos chacareiros, comemorou a notícia transmitida pelo deputado e elogiou o seu empenho na empreitada. "Não podemos perder a fé. A esperança nunca decepciona. É muito importante que todos acreditem nessa luta, porque a terra tem de ficar com as famílias dos produtores", acrescentou o bispo.

lcgondim@al.sp.gov.br

alesp