Aprovado requerimento para audiência sobre falta de médicos


29/05/2013 19:40 | Da assessoria do deputado Edinho Silva

Compartilhar:

Edinho Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg125940.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O requerimento de autoria do presidente estadual do PT, Edinho Silva, que propõe uma audiência para debater a falta de médicos no estado, em especial na rede pública, foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Saúde da Assembleia no dia 28/5.

"A ideia é apontarmos as deficiências e buscarmos uma solução para que esse problema que atinge todos os municípios seja superado", destacou Edinho, que ainda enalteceu a forma corajosa como o ministro da Saúde Alexandre Padilha tem enfrentado o assunto.

Na defesa do requerimento, Edinho argumentou que o assunto é urgente, uma vez que a falta de médicos afeta toda a população e vem se agravando nos últimos anos. "Precisamos dar conta do aumento da oferta dos serviços SUS. Houve uma expansão dos serviços públicos de saúde, especialmente com o fortalecimento do Programa de Saúde da Família que aumentou sua cobertura em 75% entre 2002 e 2010 e mais 12% entre 2010 e 2012", disse.

A falta desses profissionais precisa ser diagnosticada com precisão. "Seja pela impossibilidade de contratação de profissionais ou pela dificuldade de se preencher os quadros médicos do serviço público estadual, ou mesmo pela oferta de serviços insuficiente frente à demanda da população, o direito à saúde, fundamental, não pode ser negligenciado ao passo que milhares de usuários da saúde pública do estado Aguardam indefinidamente, amargando uma espera que, no mais das vezes, não podem suportar", ressalta o deputado.

edinhosilva@al.sp.gov.br

alesp