Homenagem ao Dia da Comunidade Italiana


03/06/2013 22:58 | Da Redação Beth Avelar Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

  Marco Leoni,  Vitor Sapienza e Fábio Porta<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126007.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vitor Sapienza parabeniza Alda Marco Antonio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126008.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Almir Pazzianotto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126009.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Giovanni Guido Cerri e Vitor Sapienza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126010.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário JK, da Assembleia, durante a homenagem ao Dia da Comunidade Italiana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126011.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vitor Sapienza e Alda Marco Antonio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126012.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por solicitação do deputado Vitor Sapienza (PPS), foi realizada nesta segunda-feira, 3/6, no plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa, o Dia da Comunidade Italiana. Compuseram a mesa dos trabalhos, além do deputado Sapienza, o cônsul-adjunto da Itália, Marco Leoni, e o representante da América Meridional no Parlamento Italiano, Fábio Porta.

O evento é comemorado desde 1988, quando foi instituída a Lei 6.133/1988, a partir de um projeto de autoria do deputado, neto de imigrantes italianos. O parlamentar entende que o fato de sua sessão solene ser a mais conhecida do Parlamento paulista é uma demonstração da importância da aproximação dos dois países.

Também por iniciativa de Sapienza, foi criado em 1991 o troféu Loba Romana, láurea concedida a italianos e seus descendentes, além de outras personalidades, que, pela atuação na sociedade, seja na economia, na saúde, nas artes ou na cultura, contribuem para estreitar ainda mais os laços entre o Brasil e a Itália.

Ao justificar a homenagem, Sapienza enfatiza a importância dos italianos e seus descendentes no desenvolvimento do país, principalmente do Estado de São Paulo. "São raízes profundas das quais nos orgulhamos, raízes fincadas na lavoura, na indústria, no comércio e nas artes", destacou Sapienza.

Desde que foi instituído, o troféu Loba Romana já foi entregue a centenas personalidades. A Loba Romana é uma estatueta em bronze, com pedestal em mármore, que retrata, de forma estilizada, a Lupa Capitolina, escultura que simboliza a origem divina do fundador de Roma, Rômulo, e seu irmão Remo.

Durante a cerimônia, os deputados estaduais Edson Ferrarini (PTB), Orlando Bolçone (PSB), Alex Manente (PPS), Célia Leão e Welson Gasparini (PSDB) e o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), se pronunciaram exaltando a contribuição da cultura italiana em todos os setores da vida do Brasil. "No Brasil são 30 milhões de italianos; 15 milhões só em São Paulo", disse Ferrarini. "São Paulo só é tão forte devido à presença da colônia italiana", acrescentou Manente. Célia Leão afirmou que, mesmo não tendo ascendência italiana, se sentia como se fosse descendente. "Para ser italiano basta ser brasileiro".

18 homenageados

Nesta edição do evento foram homenageadas dezoito personalidades descendentes de italianos que se destacaram em suas áreas de atuação, como políticos, médicos, padres e profissionais da comunicação. Os homenageados foram: Alda Marco Antonio, Almir Pazzianotto Pinto, Anna Maria Rita de Meo, Eugênio Reynaldo Palazzi, Giovanni Guido Cerri, José Alberto Liso, Kalil Rocha Abdalla, Loreni Fernandes Gutierrez, Lucas Iazzetti Neto, Luis Carlos Andrezani, Maria Aparecida Ferreira, Mauro Arce, Nelson Benetti, Rosalie Gallo y Sanches, Sergio Bortoletto, Thiago Rodrigo Rochiti, Vitor Antonio Cestari, e padre Vitório Gomes de Moraes.

Estiveram presentes à homenagem numerosos descendentes da colônia italiana em São Paulo além dos que, sem ter raízes naquele país europeu, reconhecem e compartilham toda a contribuição dessa comunidade ao desenvolvimento brasileiro.

alesp