Centro de referência para Alzheimer e Parkinson
Autor do Projeto de Lei 667/2012, que autoriza o Poder Executivo a criar o Centro de Referência de Diagnóstico e Tratamento de Pessoas Atingidas pelo Alzheimer e Parkinson (CRDAP), Carlos Giannazi (PSOL) organizou um debate na Assembleia, em 15/5, sobre a abrangência e os aspectos da proposta. Presentes, Beatriz Sertório Teixeira, coordenadora de grupo de apoio ao cuidador da Associação Brasileira de Alzheimer/SP (ABRAZ), e Samuel Grossmann, presidente da Associação Brasil Parkinson (ABP).
Dentre as atribuições desses centros, o PL pretende que tenham como objetivo primaz o estímulo à saúde cerebral de pacientes portadores das doenças de Alzheimer e Parkinson. Para tanto, deverão ter equipes médicas especializadas no tratamento e acompanhamento dos pacientes, além de profissionais de serviços de apoio para realizar avaliações, acompanhamentos e orientações dos doentes como médicos, assistentes sociais, nutricionistas, neuropsicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e técnicos em enfermagem.
Também consta no PL a atribuição da Secretaria Estadual de Saúde como coordenadora e divulgadora de campanhas que tratem da questão da visibilidade das doenças, precauções, tratamentos disponíveis, etc. A existência de um Centro de Referência vai ajudar muito a esclarecer a população como diagnosticar as doenças, tratá-las adequadamente e levar os doentes e cuidadores a uma melhora na qualidade de vida, opinaram Beatriz e Grossmann.
carlosgiannazi@uol.com.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições