Governo lança aplicativo com dados sobre meio ambiente


07/06/2013 16:16 | Da assessoria do deputado Beto Trícoli

Compartilhar:

Beto Trícoli, Bruno Covas, Carlão Camargo e Geraldo Alckmin<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126278.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em meio ao anúncio de um pacote de medidas relacionadas ao desenvolvimento sustentável, o governo do Estado lançou um aplicativo para que as pessoas possam consultar diversas informações sobre serviços ambientais. O sistema pode ser baixado de graça e é compatível a smartphones e tablets.

O anúncio foi feito no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5/6, juntamente com um pacote de investimentos de diversos programas estaduais. A solenidade aconteceu na área do futuro Parque Jequitibá, na zona oeste da Capital, e contou com a presença de representantes de diversas entidades ambientais, além dos secretários de Meio Ambiente e de Agricultura, Bruno Covas e Mônika Bergamaschi, respectivamente. O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia, deputado Beto Trícoli (PV), representou o Legislativo paulista.

O aplicativo do Sistema Ambiental Paulista tem como principal objetivo aproximar os usuários das informações e assuntos relacionados ao meio ambiente no Estado de São Paulo. Com esse aplicativo, além de acompanhar as principais notícias do portal, a população pode localizar e traçar rotas até os parques estaduais rurais e urbanos, acessando fotos e outras informações. Também pode conferir a qualidade do ar e das praias.

Um dos novos projetos anunciados pelo governador faz com que São Paulo seja o primeiro Estado brasileiro a implantar o Cadastro Ambiental Rural (CAR). E o pacote de atividades na área ambiental envolve um investimento de R$ 60 milhões com o programa Crédito Ambiental Paulista para proteção de nascentes, recuperação de matas ciliares e educação ambiental.

O secretário Bruno Covas destacou as ações anunciadas do governo para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo. "Nada melhor do que comemorar o Dia do Meio Ambiente com um pacote de ações como este para incentivar quem ajuda o governo a cuidar do meio ambiente, com grande efeito social e ambiental", frisou.

Já o deputado Beto Trícoli, que discursou em nome da Assembleia, citou os avanços que o Estado vem registrando na área ambiental, com projetos pioneiros e iniciativas importantes, como a legislação de gestão de florestas, da fauna e dos recursos hídricos. Beto lembrou ainda que São Paulo dá importantes exemplos ao resto do país com ações de combate ao desmatamento, no controle da poluição e no saneamento básico.

"Na Assembleia debatemos projetos de grande interesse público, entre eles a concessão do parque Fontes do Ipiranga e também estamos atentos na apreciação e no debate do projeto de lei que trata da concessão à iniciativa privada do parque da Cantareira, Serra da Mantiqueira e do Jaraguá", concluiu o deputado.

O Parque do Jequitibá deve ser inaugurado no próximo ano, segundo previsões feitas pelo próprio governador Geraldo Alckmin.

betotricoli@al.sp.gov.br

alesp